Tapetes, conforto? Queremos mais deles | Fabiana Santana | Executiva News

Eles trazem sensação de conforto… Isso todos dizem. Um tapete mal escolhido pode destruir seu ambiente. É preciso acertar no tamanho, textura e cor, mas queremos mais deles.

O tapete pode ser utilizado como limitador do ambiente, facilitando visualmente onde começa e termina a sala, ou mesmo a circulação proposta em um espaço. Contudo, a atenção deve ser dobrada no momento de estabelecer a medida ideal do tapete. No caso das salas de estar ou TV, o correto é que o tapete esteja cerca de 20 cm – ou mais – abaixo de cada um dos móveis que compõem o ambiente. Em espaços de circulação, como corredores onde não existem móveis, o tapete deve compor o ambiente preservando pelo menos 20 cm para se ver o piso existente em todos os lados.

No momento em que escolher o seu, você deve considerar alguns itens: se deseja um tapete neutro, colorido, qual o tamanho e forma, redondo ou retangular?

Seja colorido, neutro, estampado, com pelos ou não, o tapete pode ser aquele detalhe que está faltando para deixar seu ambiente perfeito.

Para a sala de jantar ou espaços onde existem mesas e cadeiras, o ideal é que, quando você arrastar a cadeira para sentar, ainda deixe-a localizada no tapete, ou seja, no mínimo 60 cm além do tamanho da mesa.

O padrão do tapete também deve ser pensado em conjunto com as texturas, estampas ou cores existentes na decoração. Em alguns projetos, o caso de amor com a estampa do tapete é tão forte que o projeto se desenvolve a partir dele, mas, no geral, a escolha desta estampa é um dos últimos itens a serem definidos. Sendo assim, leve em conta as cores e os temas escolhidos para a decoração na hora de optar por um modelo Kilim, Aubusson ou Rústico. Aqueles com desenhos mais marcantes são verdadeiras obras de arte e, como acabam determinando a personalidade do ambiente, devem ser apresentados, tomando o cuidado de usar mesas de centro mais leves. Já os mais rústicos ou com desenhos mais simples não comprometem em nada a decoração, podendo ser utilizados com mais tranquilidade.

E se, mesmo com todos esses cuidados, o tapete parecer destoar com o restante da decoração? A dica infalível nestes casos é combinar o tapete com almofadas, sim, as queridinhas. Aliás, mesmo se o conjunto estiver harmonioso, você consegue realçar ainda mais, escolhendo almofadas com padrões ou cores semelhantes ao padrão escolhido para o tapete. Cuidar com carinho desses complementos é a garantia de um ambiente digno de revista.

A dica de ouro, que está presente nas amostras de decoração, é sobreposição. Sobreposição de tapetes é uma técnica que está sendo muito usada, ideia interessante que deixa o ambiente ainda mais moderno. Eles não precisam ser necessariamente da mesma cor: você pode unir dois tons que se complementam, sobrepondo tapetes de tamanhos e formatos diferentes, aproveitando tapetes que você já tenha, dando nova utilidade e economizando com a criação. Decoração criativa é sempre bem-vinda, por isso a dica é fazer testes e fugir do óbvio na hora de decorar seu ambiente. Você pode se surpreender com o resultado e com certeza se divertir na experiência.

 

Fabiana Santana

Design de Interiores

(21) 9-9875-4895

E-mail: fabisantana81@hotmail.com

www.facebook.com/fabianasantanainteriores

%d blogueiros gostam disto: