Pin It

Startups | Executiva News | 20ª Edição | Claudia Schaffer

O cenário disruptivo das Startups Uma nova forma de aprender e empreender

Quais os maiores desafios que enfrentam as startups que chegaram

para revolucionar o mercado global e fomentar o empreendedorismo?

 

Já trabalhou ou tem vontade de trabalhar em uma delas? Vem comigo que eu te conto um pouco da minha experiência profissional.

Antes de iniciar, vamos esclarecer – o que são e o que fazem as startups? Em um conceito básico, são empresas jovens, inovadores e com alto potencial de crescimento.

Há tempos a startup está no radar da minha experiência profissional. Fui EA do CEO de uma empresa de Marketing Digital que oferece soluções digitais para mídia programática e que dispõe um ciclo total de soluções para o acompanhamento completo da jornada do consumidor na web.

Foi uma experiência enriquecedora e incrivelmente deliciosa! Minha atuação era ampla e significativa como EA & Office Manager.

Responsável pela administração do escritório e pelos processos decisórios; desenvolvi habilidades e compreendi as prioridades deste mercado transformador que é parte do empreendedorismo digital brasileiro. Criei afinidade com a linguagem e com o comportamento adotado neste “novo mundo”.

Sala de descompressão, jogos de video game, day off, criatividade, linguagem nada convencional, tecnologia na veia e descontração fluindo naturalmente, integrava parte do processo inovador e disruptivo que acompanhei por alguns anos.

Deixei um ambiente em multinacional de auditoria e consultoria para atuar neste novo e desconhecido cenário, imergi no ecossistema empreendedor e atrativo, um impacto significativo e consistente que felizmente trago em minha bagagem profissional. Em suma: uma das melhores e mais significativas experiências profissionais que tive o privilégio de absorver, um clima organizacional ímpar e repleto de novos aprendizados, algo distante da crença convencional.

No mundo das startups, manter a cultura empresarial e contratar os melhores talentos pode ser um dos maiores desafios que as mentes empreendedoras encontram.

Mas antes, como empreender?

Empreender requer conhecimentos financeiros, operacionais, administrativos, legais, contábeis, ter e saber fazer networking, saber vender!

Empreender não é para todos, é preciso capacitação técnica. É possível começar do zero e ter sucesso, mesmo sem experiência no assunto? Sim, mas é necessário se dedicar de verdade, estudar, investir tempo e recursos financeiros. É o que minha percepção e vivência em um ambiente totalmente empreendedor absorveram.

Não se iluda com ideias meramente motivacionais de “basta acreditar” e “trabalhe com o que você ama”.

Vejamos alguns conceitos:

-Torne-se solucionador de problemas. Como você solucionará o(s) problema(s) do seu cliente?

-Entenda seu cliente. Estude seus hábitos, sua faixa etária, suas preferências.

-Encontre seus concorrentes. Avalie suas estratégias, onde estão localizados, como se destacam.

-Onde você será encontrado. Desenvolva seu Departamento Comercial e tenha em mente onde e como trabalhará: Internet; casa; ponto comercial; há concorrência na mesma localidade?

-Manter contato com bons fornecedores. Com base no cenário de atuação, encontrar os melhores fornecedores para instalações e produtos.

-Entenda custos, avalie as dinâmicas do mercado. Converse com parceiros envolvidos.

-Desenvolva e monte um plano de negócios. Quanto precisará investir? Em quanto tempo? Com qual fluxo? Quais os riscos envolvidos? Em quanto tempo terá retorno previsto, em outras palavras, quando o negócio “se paga”?

-Tenha paciência. Empreender é um risco, mas um risco que pode ser calculado. Ter calma, ao mesmo tempo rapidez para identificar mudanças necessárias de atuação. O foco é vender o que o público quer, e não o que você acha que ele quer.

O grande desafio: achar os melhores talentos.

O cenário da startup muda tão frequentemente quanto o mercado voraz da tecnologia desenfreada. Fotografe a startup hoje e verá que a foto terá outra nuance daqui a 6 meses.

Na dinâmica veloz de uma startup, minha experiência ressalta que manter a cultura empresarial e contratar os melhores talentos é um dos principais desafios.

Continuar crescendo e apostar no time, para suportar esse hyper growth que muitas startups vivenciam, mantendo o alto nível, é uma das principais questões que ainda tiram o sono dos empreendedores que despontam neste mercado.

Há vagas!

Existem muitas vagas nas startups, mas difíceis de serem preenchidas por conta do nível de qualidade requerido para os candidatos. Vi posições-chaves que ficaram em processo de seleção por meses, sem sucesso.

Faltam candidatos? Não! São centenas, senão milhares de currículos recebidos todas as semanas. É uma questão realmente de trazer os melhores talentos. O fato é que essa questão ainda é uma pedra de tropeço para o crescimento destas empresas.

 

Claudia Schaffer

Secretária Executiva da Presidência

Formada em Secretariado Executivo Bilíngue

in/claudiaschaffer

39 anos, mãe, casada

Cel.: (11) 9-8239-4135

E-mail: claudia.schaffer35@gmail.com

 

(Visited 62 times, 2 visits today)
%d blogueiros gostam disto: