Setembro & o Setembro | Secretariado Executivo |

Não, essas palavras não são sinônimas, mas elas coexistem sob perspectivas, reflexões, acontecimentos no passado, presente e futuro.

Conhecemos o passado, a origem da profissão, os desafios do presente em gerar, mensurar e também atuar com alto desempenho e com foco em ações.

As decisões que tomarmos hoje delimitará o futuro da profissão. Acredito e aposto na nova geração do Secretariado, suas habilidades de rápida adequação aos novos cenários de globalização, tecnologia e informação que, associadas ao desenvolvimento de uma visão holística da organização, pode agilizar a conquista por maior respeito e valorização, que deve começar pela própria categoria, com a sua profissão.

Secretariado: tudo está, como sempre, em suas mãos. O que difere é o plano de ação e a meta traçada que conduzirá ao resultado pretendido que corresponde exatamente ao esforço que quiser empregar.

Muito falamos a respeito das imprescindíveis competências comportamentais para atuar em todas as esferas da profissão, do júnior ao sênior, da pequena até a grande empresa. Porém, qual é indicador de resultado do sucesso? O que temos feito para elevar o patamar da profissão?

Discursos em vão, treinamentos que servem para acumular certificados que, daqui uma semana, pouco conseguirei lembrar o conteúdo ministrado ou por mim compartilhado?

Motivos: não me impactou; ouvi, porém, não escutei; não internalizei daí a importância do locutor falar o que prega e aplicar o que ensina. Obviamente, todo conhecimento que adquirirmos e praticarmos será um benefício sem preço e sem valor. Aqui, acima de tudo, deve imperar o individualismo assertivo: faço por mim, depois multiplico com o próximo.

Entre outras coisas, faz parte irrefutável do nosso trabalho a capacidade de administração dos relacionamentos.

Nós, profissionais de Secretariado, precisamos dominar especialmente as inteligências Intrapessoal e Interpessoal que se referem, respectivamente, às capacidades para fazermos importantes distinções sobre nós mesmos e fazer distinções sobre nossas relações com outras pessoas. Se dentro do seu ambiente de trabalho você não é capaz de fazer algo porque não quer, não gosta, por invenção, imaginação ou, pior, capricho, lamento dizer, você não é um profissional capacitado para assumir degraus mais elevados. Apresse seus passos e aprenda a lidar. Todos somos capazes!

Secretários de sucesso são aqueles que conseguem receber e produzir comunicação em múltiplos níveis.

Setembro

Como a edição anterior da revista muito bem colocou, iniciamos o mês de Setembro literalmente em festa com a 5ª edição do Fórum de Inovação em Secretariado Executivo, FISEC RIO 2017, tudo em um cenário deslumbrante de uma das mais belas cidades brasileiras: o Rio de Janeiro!

Inegavelmente, todos que estiveram nesta edição do FISEC deixaram o evento com ar saudosista. O conteúdo apresentado, a interação e a vivência adquirida deixaram pelo caminho um rastro de que o dito “até breve” seja breve mesmo.

Assim como outras Secretárias, colaborei de forma ativa com o evento, e sou grata pela oportunidade de fazer parte de algo grandioso!

Gerou impacto, logo, teve valor!

A convite do Garther, essa semana estive ao lado da Stefi Maerker para uma apresentação destinada às Secretárias de seus clientes. Falei sobre os desafios da carreira e pontuei momentos importantes da minha trajétoria profissional, e recebemos muitos feedbacks positivos. Gerou valor.

Em parceria com uma joalheria, recebi mais de 40 Secretárias para um evento em comemoração ao dia do Profissional de Secretariado. A celebração aconteceu essa semana no Shopping Iguatemi, em São Paulo. O retorno: uma explosão de agradecimentos e de gente feliz. Gerou valor.

Na próxima semana, estarei na Semana do Secretariado promovida pelos alunos do SENAC. O evento será especial, já que falarei para os moradores da minha região, o que torna a contribuição mais intimista. Meu objetivo: gerar valor!

Durante todo o mês, todas essas ações voltadas para nós, Secretárias e Secretários, e muitas outras que permearam o mês de Setembro, têm como objetivo dar a nós o que merecemos – e o que merecemos? Merecemos o melhor, pois damos o melhor e, obviamente, recebemos aquilo que genuinamente transmitimos.

Claudia Schaffer

Secretária Executiva da Presidência

Formada em Secretariado Executivo Bilíngue

in/claudiaschaffer

39 anos, mãe, casada

Cel.: (11) 9-8239-4135

E-mail: claudia.schaffer35@gmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: