Pin It

A Secretária e o Natal estratégico | Executiva News | 20ª Edição | Ingrid Rabelo

Está chegando mais um Natal e, como toda festa comemorativa, há quem organize os departamentos, salas, setores ou espaço onde trabalhamos. As festas de fim de ano não são apenas um evento para a Secretária organizar no ambiente de trabalho: existe uma preparação técnica e estratégica para que seja um evento leve, eficiente e agradável.

A proposta deste artigo é falar sucintamente sobre esse grande papel de cooperação que um profissional de Secretariado promove na empresa: passar para os colegas de trabalho um clima descontraído e amigável.

Nos períodos festivos, são os momentos de criar estratégias para entreter os colegas de trabalho. Sabemos que, em algumas organizações que possuem déficit de profissionais de Psicologia e Exercício Laboral, encarrega-se este trabalho para a Secretária, esta que, geralmente, assume o grande papel de apaziguar o ambiente no local de trabalho.

Diante de diversos conflitos decorrentes das rotinas do trabalho, muitas vezes corridas e outras estressantes e cansativas, surge na equipe o mau humor, a antipatia, entre outros comportamentos humanos que acabam distanciando um colega do outro.

Contudo, a Secretária propõe meios de desfazer estas situações desagradáveis e torná-las mais alegres e serenas.

Vejamos, o Natal é um momento que as pessoas estão mais solidárias umas com as outras. O Natal promove esse sentimento nas pessoas, representando a união entre as famílias, a paz, a humildade vem à tona. E esse é o motivo fundamental para nossa organização se encontrar e refazer os laços profissionais com ética e respeito.

Logo, a Secretária elabora um esboço criativo para a ornamentação do departamento onde trabalham, mas o local será enfeitado pelos próprios colegas de sala. Assim, eles praticarão a cooperação, um para com o outro, mostrando entre eles que um depende do outro nas suas atividades.

Após isso, já elaborado pelo profissional de Secretariado um café da manhã ou almoço entre os colegas, distribui-se a responsabilidade de cada um trazer alimentos de acordo ao período festivo. Percebam que isso também é uma estratégia de entretenimento, pois, nesse momento, poderá a Secretária envolver os colegas, solicitando sugestões para a confraternização. Essa estratégia ajudará a distrair os colegas de trabalho das suas atividades rotineiras e, assim, direcionar seus pensamentos para a equipe, com opiniões, ideias, etc.

O tão criticado “Amigo Secreto” pode ser uma má ideia em alguns ambientes, mas, pensando nisso, criam-se outras brincadeiras semelhantes e descontraídas. Pois depende muito da cultura organizacional que cada setor possui.

Algumas sugestões:

Natal Oculto – é feito da seguinte forma: uma árvore é montada e cada funcionário pendura uma frase ou palavra positiva na árvore, sem a sua assinatura. Depois, cada um leva uma lembrancinha e coloca debaixo da árvore. A pessoa que escolher uma frase aleatória, sem que seja a sua, terá que adivinhar quem escreveu. Essa mesma pessoa pega o presente que colocou e entrega ao colega que de fato escreveu a frase ou a palavra na árvore, após ter adivinhado.

Noel Engraçado – é o mesmo sentido do Amigo Secreto, porém, com presentes engraçados e, ao invés de ter sorteio para quem dará o presente, os presentes são colocados em uma caixa preta, na qual a pessoa não veja o presente que estará pegando e terá que adivinhar de quem é o presente que pegou. Em cada presente, estarão escritas três dicas ou características da pessoa. A pessoa que pegar lê para todos e tenta adivinhar. E assim por diante.

Compreendam, queridos leitores, que organizar eventos em datas comemorativas não é apenas ter o controle de espaço, pessoas, alimentos. Vai muito além disso. Quando falamos em nosso departamento, setor, sala ou espaço de trabalho, estamos falando em melhoria de qualidade e ambiente organizacional. Estamos falando de colegas que passam a maior parte do seu dia conosco, todos os dias, em um determinado horário e tempo, e pensar neles nos faz pensar em nossa evolução como equipe.

Um ambiente de trabalho carregado jamais trará resultados positivos para uma empresa. A saúde física e mental dos trabalhadores deve estar leve e saudável para poderem criar, produzir, inovar e, assim, evoluir nas suas atividades com qualidade, atenção e satisfação. Grande parte destas melhorias deve ser aplicada pelas empresas com ajuda de profissionais adequados, mas muitos utilizam da capacidade do profissional de Secretariado para suprir essa necessidade, o que não é o certo a se fazer. Porém, nós, profissionais da área Secretarial, buscamos sempre o crescimento e conhecimento que essa área nos permite galgar, que adquirimos tanto com experiência como capacitação para tal atividade que nos é dada. E executamos da melhor forma e com excelência.

O profissional de Secretariado Executivo é um elemento fundamental e de extrema importância para as organizações.

Valorizem e contribuam para o crescimento destes profissionais de excelência que crescem a cada dia inovando o ambiente de trabalho. Estes fazem a diferença.

Feliz Natal a todos!

Ingrid Miranda Rabêlo

MBA em Administração e

Negócios Internacionais–UNINTER

Bacharel em Secretariado Executivo–UCSal

Colaboradora em Artigos e

Textos da Executiva News Revista Digital

Cel.: (71) 9-8629-2113

(Salvador-BA)

E-mail: ingridhrabelo@gmail.com

 

(Visited 4 times, 1 visits today)
%d blogueiros gostam disto: