[Revista Digital] Use, reuse, seja consciente! Fabiana Santana

Já falei aqui um pouquinho desse assunto, mas nunca é demais. Eu me sinto especialista, uma vez que comecei como Estofadora e Restauradora, profissão que amo e pratico ainda hoje, sempre que é necessário personalizar uma peça importante de um projeto. Uma das vantagens da reforma de móveis é a economia, afinal, renovar alguns detalhes de uma peça que você já tem em casa pode ser muito mais vantajoso do que se desfazer de uma peça em bom estado para comprar uma nova. Essa ideia também é uma boa maneira de conservar e manter por perto móveis de família, ou seja, peças herdadas e cheias de charme que passam através das gerações.
Com a reforma de móveis, você pode fazer uma espécie de restauração, mantendo as características originais do seu móvel antigo cheio de personalidade. Dessa maneira, talvez seja necessário refazer algumas peças e trocar algumas partes para que o uso do móvel não seja prejudicado. Pode ser necessário trocar os pés, o estofamento ou até alguma parte estrutural. Nesse tipo de reforma, também pode ser importante uma dedetização, para se livrar de pequenas pragas como cupins, e um verniz para conservar o móvel.
Mudanças pequenas também podem fazer toda a diferença. Tenha sempre em mente que a reforma de móveis não precisa ser sempre drástica para que a mudança seja para melhor. Uma cômoda ou armário podem ter seus puxadores antigos trocados por puxadores novos e de design especial. Só essa pequena troca já será capaz de fazer com que a peça ganhe vida nova, deixando a decoração da sua casa mais atualizada e dando personalidade ao estilo da peça única.
A reforma de móveis também pode servir para mudar completamente a cara da peça em questão. A mudança radical mais comum é a pintura. É possível arregaçar as mangas e pintar você mesmo os móveis que pretende reformar: uma boa lixada, seguida por algumas demãos de tinta colorida, podem fazer milagres por qualquer peça. Mas se você é daqueles sem muitas habilidades manuais, talvez seja mais indicado contratar um profissional especializado para isso.
Também é possível usar técnicas mais simples para a reforma e personalização dos seus móveis. É possível usar tecidos e papéis adesivos para a mudança completa de visual da sua peça. Esse tipo de reforma não exige muita prática e faz com que a mudança seja instantânea.

Reforma de móveis de madeira
Muitos móveis de madeira se tornam até mais belos ao longo dos anos. Se o móvel de madeira antigo estiver em condição de uso, o primeiro passo para a reforma é uma boa limpeza. Remova sujeira e resíduos da superfície da madeira com a ajuda de um aspirador de pó, espanador ou pano seco. Se for o caso, lixe a superfície da peça com lixa para madeira. Depois, aplique uma camada de selante ao móvel de acordo com o tipo da madeira em questão, aguarde secar e aplique a camada de tinta na cor de sua preferência. A tinta óleo e a tinta spray para madeira estão entre as opções de produtos.
O estilo dos móveis de madeira de demolição é valorizado pelos vestígios e marcas das superfícies da peça. Muitas peças são fabricadas em madeira muito antiga e precisam ser manuseadas e alteradas com cuidado durante a reforma. Portanto, é recomendável buscar a ajuda de um profissional especializado para a reforma de móveis antigos em madeira de demolição.

Reforma de móveis de vidro
Mesas, cristaleiras e armários antigos com partes de vidro também podem ser restaurados. O vidro antigo quebrado pode ser colado novamente com a ajuda de produtos específicos, como a cola para vidro e cola UV. Lave o vidro com detergente neutro, removendo os resíduos com ajuda de uma esponja macia, e aguarde até que a peça seque completamente. Cole as peças cuidadosamente utilizando luvas e máscara de proteção. Se o dano do móvel de vidro antigo for muito acentuado, ainda assim é possível reformar a peça. Leve-a até uma vidraçaria e avalie opções profissionais disponíveis para a sua situação.

Reforma de móveis de metal
Os móveis antigos de metal costumam acumular ferrugem ao longo dos anos. Comece a reforma do seu móvel de metal removendo resíduos maiores da superfície da peça. Depois, remova o excesso de ferrugem acumulado com a ajuda de uma lixa ou escova para metal. O restante pode ser removido com a aplicação de produtos específicos para a remoção de ferrugem. Tinta spray para metal e tinta óleo podem ser usadas para recuperar a cor do seu móvel.

Reforma de sofá
Que tal dar uma cara nova ao sofá antigo? Muitas vezes, a reforma de um sofá antigo requer a substituição da espuma ou material utilizado para enchimento. Nesse caso, é recomendável que a reforma do sofá antigo seja feita por um profissional. No caso de um sofá em condição de uso, a troca do forro é uma excelente opção. Basta limpar o sofá e escolher o novo forro de sua preferência. Você também pode optar por utilizar acessórios de decoração como manta ou colcha para sofá para cobrir estofados antigos. Há opções de forro para sofá com elástico, o que facilita ainda mais a reforma ou renovação do visual da peça.

A reforma de móveis usados ou antigos ajuda a incrementar a decoração e contribui com a preservação do meio ambiente. Optar pela reforma em detrimento do descarte é uma maneira efetiva de poupar recursos naturais e estimular a reciclagem de materiais. A reforma de móveis é também uma oportunidade de customizar o seu móvel ou sofá antigo, de modo a transformá-lo em uma peça original e exclusiva.

Por isso, seja criativa, pesquise e ouça profissionais. O reuso está no uso da vez.

Fabiana Santana
Design de Interiores
Instagram: fabianasantana_designambientes
E-mail: fabisantana81@hotmail.com
Cel.: (21) 9-9875-4895

%d blogueiros gostam disto: