[Revista Digital] SOS ESTOU PERDIDO(A)!!! | Ingrid Rabelo | Executiva News Revista Digital

[Revista Digital] SOS ESTOU PERDIDO(A)!!! | Ingrid Rabelo

Em tempos de crise, o empreendedorismo se faz presente em grande escala, embora o atual cenário brasileiro seja crítico economicamente e desastroso o número do desemprego. Foi visto como um grande impacto a demissão de profissionais equilibrados financeiramente ou assegurados pelo tempo de serviço.

Assim, muitos trabalhadores se viram perdidos em meio ao caos da queda da economia no país.

Na área secretarial, alguns profissionais têm questionado:

O que é o Secretariado Executivo?

Qual sua atuação?

Quais as áreas em que posso trabalhar?

Quais qualificações precisam-se ter?

Curso de extensão, qual fazer?

Especialização, mestrado; devo fazer?

Registro profissional, é necessário?

Se você achou estranho um profissional da área ter estes tipos de questionamentos citados, não se admire tanto, pois isso é mais comum do que se imagina. Existem milhares de profissionais que se formam em uma determinada área, mas exercem outras funções, atividades de outros ramos e nem utilizam sua formação para aprimoramento ou apoio de evolução de sua extensão profissional.

E é dessa forma que encontramos vários profissionais perdidos e despreparados para adversidades futuras, tanto pessoais quanto profissionais. Vale ressaltar que os profissionais que optam por manter o que sabem e o que aprenderam, sem evoluir seus conhecimentos e sem aguçar suas habilidades, perderam muitas oportunidades, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal.

O Secretariado Executivo é uma área que nos permite passar por diversos setores. E, por isso, sua atuação pode ser bem executada nos ramos da Administração, Finanças, Contabilidade, Educação, Assessoria Executiva e Jurídica, Consultoria Nacional e Internacional, Tradutora e Intérprete, apoio remoto, entre outros. Não há limite para um ser habilidoso e multiprofissional.

Você precisa se encontrar diante da sua profissão. Manter-se atualizado é algo de extrema importância – e isso serve para qualquer área. Mas, para o profissional de Secretariado, é necessário ir além da renovação básica do curso, sempre comparando as novas grades, buscando disciplinas e atributos novos, o que está sendo utilizado no momento, mecanismos de melhoria, estratégias, sistemas operacionais para facilitar nossa rotina, sempre renovar o curso de redação, gramática, idiomas, informática, atendimento ao cliente e técnicas secretariais de ponta a ponta para que sejam mantidas atualizadas.

A depender da área que você esteja atuando ou se identifique, existem cursos de extensão universitária, que têm como finalidade qualificar o profissional em determinado assunto e auxiliar na construção de informações e conteúdos para o crescimento prático/intelectual como suporte profissional.

Os cursos de especialização, ou MBA, são cursos para quem já exerce determinada função na prática. Através destes cursos, qualifica-se como subsidio de mérito por desenvolver a função. Quem não exerce a função também pode fazer a especialização do que pretende se qualificar, porém, não seria um conselho que daria para quem está indeciso do que fazer.

Na mesma linha de raciocínio está o mestrado. Este curso determina a titulação de Mestre, habilitando o profissional a licenciar na área de mérito. Vale citar que, se você desenvolve bem e se identifica com a área de educação, seria uma boa qualificação obter o mestrado.

Sobre o registro profissional, essa profissão é regulamentada pelas as leis 7.377 de 30.09.85 e 9.261 de 11.01.96. Estas leis descrevem as atribuições do profissional de Secretariado, que variam conforme o porte da empresa e o ramo de atividade. Portanto, para exercer essas funções, você precisa do registro profissional, que é o cadastro do trabalhador para o exercício legal da profissão.

Para aqueles que trabalham remotamente ou autônomo, o registro é de extrema importância. Além de passar credibilidade pela sua atividade, mantem você um profissional ativo e legalizado.

No conteúdo apresentado neste artigo buscou-se responder alguns questionamentos de profissionais que estão perdidos com sua formação na área secretarial, diante do atual cenário crítico Brasileiro. São vários os questionamentos de melhoria profissional e pessoal de cada indivíduo. Cito a importância de se qualificar e manter-se atualizado. Há cursos na modalidade à distância de instituições reconhecidas pelo MEC que são legalizadas, bastante reconhecidas e fornecem conteúdos excelentes e de forma gratuita.

Não se limitem ao caos: organizem-se e transformem os obstáculos em oportunidades. Vejam além do que seus olhos refletem. O sucesso depende exclusivamente de você. Sejam diferentes e façam a diferença.

Ingrid Miranda Rabêlo
MBA em Administração e Negócios
Internacionais–UNINTER
Bacharel em Secretariado Executivo–UCSal
Colunista da Revista Executiva News Digital
Cel.: (71) 9-8629-2113 (Salvador-BA)
E-mail: miranda.assessoria89@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: