[Revista Digital] Secretariado: invisto em idiomas ou em pós-graduação ?| Luana Lopes

Caras colegas de profissão, estou aqui para orientar cada vez mais para o seu sucesso. Estou há mais de uma década assessorando grandes executivos em São Paul-SP e quero dizer que várias Secretárias, após concluírem a graduação, perguntam para mim nos eventos se vale a pena focar no estudo de idiomas ou da pós-graduação após a formação na graduação.
Minhas pesquisas em gestão do conhecimento indicam que, se você quiser sucesso profissional, precisa ter consciência de suas principais competências e em que momento de vida está para saber o tempo e dinheiro que pode disponibilizar para prosseguir na evolução do conhecimento.
Se tiver tempo e dinheiro disponibilizados, façam os dois!
Ambos serão formidáveis para a sua evolução como profissional, mas, se tivermos que escolher, vejamos as opções juntas abaixo.
Se tiver pouco dinheiro e pouco tempo, foque nos estudos dos idiomas – sei que é algo que se demora anos para aprender, então, quanto antes começarmos e não pararmos de estudar, mais chance teremos de ter sucesso na assimilação dos idiomas.
É comum que os bons cursos de pós-graduação exijam maior tempo de estudo e de disponibilidade financeira do que os cursos de idiomas e, por isso, para decidir se vamos focar nos idiomas ou na pós-graduação, ou fazer ambos, é necessário ter a consciência do que satisfaz o seu momento de vida.
Secretárias, incluindo todas as outras nomenclaturas da nossa profissão que não tem formação Secretarial, indico pós-graduação em Assessoria Executiva, pois existem algumas lacunas de conhecimento a serem preenchidas na graduação para a plena atuação secretarial. Em secretariado, temos Técnicas Secretariais, Administração Empresarial e suas ramificações, Informática e suas ramificações e idiomas que, no meu caso, cursei na FATEC-SP (Português, Inglês, Espanhol, Alemão e Francês). Indico também um curso técnico à distância para que se obtenha o registro profissional na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), que cada vez mais será exigido no mercado de serviços secretariais.
Para aquelas que já têm a formação secretarial e, por conclusão, o registro profissional na SRTE, uma pós-graduação focada nas suas melhores competências para alavancar a carreira é a melhor opção, além de possibilitar o direcionamento para outras profissões, se desejar futuramente.
Unam-se com as grandes Secretárias em eventos da profissão e fiquem por dentro de todas as novidades que o Portal da Secretária promove para alavancar o conhecimento e networking de qualidade para que mantenha o sucesso profissional.

Luana Lopes
Bacharel em Administração pela FMU
Tecnóloga em Automação de Escritórios e Secretariado pela FATEC-SP e Administração de Recursos Humanos pela Uninove com MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais pela UNESP.
Início de Mestrado na FEA/USP em Administração.
SRTE 45789 | Cel.: (11) 9-6593-9451
E-mail: luana2012projetos@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: