[Revista Digital] Secretária, qual pós-graduação? | Luana Lopes | Executiva News Revista Digital

[Revista Digital] Secretária, qual pós-graduação? | Luana Lopes

Muitas Secretárias buscam a minha orientação nos eventos em que estou presente ou atuando remotamente, perguntando qual pós-graduação posso indicar para elas fazerem após a formação da graduação.
Minha grande experiência profissional e envolvimento no ambiente acadêmico garantem visão suficiente para orientar o próximo passo acadêmico da profissional de Secretariado.
O primeiro ponto é o seu autoconhecimento. Vejam quais são suas competências mais valiosas, aquelas que alavancam seus serviços diários; pois bem, nessas que tem que focar.
Quando estudei gestão de conhecimento na pós da FEA/USP em 2009, tive contato com algo que grandes pensadores de pesquisa daquele momento estavam explanando e quero compartilhar com vocês. Temos na nossa educação a ideia de que devemos estar na média, ou acima da nota média, em todas as matérias escolares para ter aprovação; notem, alguém é bom em tudo? Se buscarmos a média ou acima da média em tudo, estaremos na média, na grande massa de trabalhadores da média e o que queremos é destaque. Então, pense comigo, vamos juntas nessa reflexão: para se destacar você terá que ser a melhor em suas competências mais elevadas de sua característica e terá que ter tempo para dedicar para desenvolvê-las, ou seja, foque naquilo em que você é boa para ter destaque!
Grande auxílio para seu direcionamento é seu autoconhecimento!
Para as Secretárias, incluindo todas as outras nomenclaturas da nossa profissão, em que não tem formação secretarial, indico pós-graduação em Assessoria Executiva, pois existem algumas lacunas de conhecimento a serem preenchidas na graduação para a plena atuação secretarial. Em secretariado, temos Técnicas Secretariais, Administração Empresarial e suas ramificações, Informática e suas ramificações e idiomas, que, no meu caso que fiz FATEC-SP, são Português, Inglês, Espanhol, Alemão e Francês. Nesse caso, indico também curso técnico à distância para que se obtenha o registro profissional na SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego), que cada vez mais será exigido no mercado de serviços secretariais.
Para aquelas que já tem a formação secretarial e por conclusão o registro profissional na SRTE, uma pós-graduação focada nas suas melhores competências para alavancar a carreira é a melhor opção, além de dar a opção de direcionar para outras profissões se desejar futuramente.
Indico também sessões de coaching, que podem auxiliar nessa reflexão do perfil para direcionar para a melhor pós-graduação.
Sinalizo que devem analisar bem a pós-graduação que irão fazer. Vejam o conteúdo programático, conheçam os professores e, se possível, assistam aulas antes de iniciar o curso, pois, nesse mercado acadêmico, muitos cursos fraquíssimos estão sendo vendidos com preços exorbitantes. Cuidado mesmo, sua escolha vai custar seu tempo e dinheiro!

Luana Lopes
Bacharel em Administração pela FMU
Tecnóloga em Automação de Escritórios e Secretariado pela FATEC-SP e Administração de Recursos Humanos pela Uninove com MBA Excelência em Gestão de Projetos e Processos Organizacionais pela UNESP.
Início de Mestrado na FEA/USP em
Administração.
SRTE 45789
Cel.: (11) 9-6593-9451
E-mail: luana2012projetos@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: