[Revista Digital] Profissional de Secretariado: dizer “sim” para tudo Como você lida com isso? Keli Anjos

Nos dias de hoje, é possível uma pessoa querer agradar a tudo e a todos? Dizer sim para tudo, querer ser aceita e medo de dizer não, medo de ser rejeitada ou desagradar outras pessoas… Acho que tudo depende de como seus pais te prepararam para a vida e as vivências na escola durante a infância.
Eu era aquela criança que dizia sim para tudo, sempre boazinha. Na adolescência também sofri um pouco, no primeiro emprego, sempre querendo agradar todo mundo, e sempre me esquecia da pessoa mais importante: “Eu”.
Não me colocava em primeiro lugar, sempre ficava em segundo plano, e isso me causou infelicidade, insônia, pressão no trabalho e é fato que, se você não estiver bem consigo mesma, se você não se amar, quem irá gostar de você?
Dizer sim para todos não te torna uma pessoa legal e nem especial por isso e, com o tempo, você perde credibilidade, porque quem diz sim para tudo se torna uma pessoa que não tem critérios e nem opinião própria. Você perde a autoconfiança e se torna inseguro.
Aprender a dizer Não é libertador, saber a hora de se posicionar diante de uma situação difícil muitas vezes demora, precisa-se de amadurecimento e maturidade para lidar com os desafios diários – leva tempo, mas é necessário.
Não é algo fácil e não se aprende da noite para o dia, tem que saber se impor, mas sem perder a delicadeza e não perder sua essência, ou seja, sendo você mesmo.
Na profissão de Secretariado, é fundamental que saibamos dizer Não. Somos porta de entrada para falar com os executivos, todos esperam muito de um(a) Secretário(a), saber fazer uma triagem é fundamental.
E até mesmo dizer “não” ao executivo, definir prioridades no trabalho, saber delegar tarefas. Às vezes nos pedem o impossível, mas nem sempre conseguimos fazer tudo ao mesmo tempo, por isso à importância de dizer Não na hora certa.
Sem contar quanto tempo você perde querendo resolver tudo. Inicie aos poucos, tenha certeza e aprenda a dizer Não sem medo e nem arrependimentos.

Keli Pereira dos Anjos
Formada em Secretariado Executivo Bilíngue
Registro Profissional na SRTE 0051359/SP
Pós-graduada em Docência do Ensino Superior
35 anos, mãe, casada
Cel.: (11) 9-6703-8424
E-mail: kelipereira1982@yahoo.com.br

%d blogueiros gostam disto: