Pin It

[Revista Digital] Perfil profissional – 8 tipos de Secretárias: Em qual grupo você está?| Claudia Schaffer

A habilidade em lidar com a diversidade de perfis profissionais é de suma importância para qualquer profissional, e no Secretariado não é diferente. Precisamos constantemente aprimorar o que temos de bom, aprender o que ainda não sabemos e potencializar competências para o desenvolvimento contínuo de habilidades comportamentais, intelectuais, proatividade, pensamento sistêmico, planejar para o futuro, trabalhar com objetivos individuais e coletivos, além de focar o tempo no que é mais importante, ou seja, ter um perfil com maior probabilidade de aceitação, convivência comum e sucesso.

Cooperar com o desenvolvimento dos outros, saber ouvir e fazer perguntas que constroem, praticar a humildade e perseguir resultados extraordinários. Parece demais? Não é. São habilidades básicas da era em que estamos e elas podem ser aprendidas e desenvolvidas!

Não existe uma fórmula que faça com que todos os seres humanos sejam iguais (ainda bem) e que passem a agir como uma máquina onde tenhamos um manual de instrução, onde todos possam, com um determinado estímulo, entregar a mesma resposta. Estamos em um mundo cada vez mais globalizado no que diz respeito às relações de trabalho, aos perfis profissionais e ao desempenho das pessoas.

Caminho pela estrada do Secretariado há + de 12 anos. Em determinada empresa, trabalhei num <i>pool</i> composto por um grupo de 9 Secretárias só no departamento. Naquela época, a empresa contava com mais de 60 profissionais de Secretariado, todas mulheres! Passei por outras empresas e, acreditem, vi muita coisa! Sinto-me grata pela oportunidade de ter trabalhado e aprendido com Secretárias que adotavam atitudes inspiradoras, mas admito, também conheci profissionais inseguras, negativas e dissimuladas. Hoje, sei que tudo é aprendizado!

Com base em minha experiência neste meio, no artigo deste mês trago alguns dos diversos perfis com que me deparei ao longo dos anos. Ainda não tive a oportunidade de trabalhar com Secretários e, por este motivo, o substantivo segue no feminino. E você, se identifica com algum deles ou mesmo já trabalhou com alguém assim?

Como você se comunica com os diferentes perfis profissionais?

Conta para gente!

1) Secretária executora: tem poder de liderança, exerce mais domínio nas situações, é rápida e ativa, gosta de ir para a prática. Seu senso de urgência é voltado para resultados. Geralmente tem perfil mais extrovertido e facilidade para expor o que pensa. Como é mais racional e focada em tarefas, pode ser mais contestadora que as demais. Tem muita facilidade para iniciar projetos e colocar em prática o que planejou.

2)Secretária influente: influencia e persuade de forma espontânea. Gosta de trabalhar em equipe, de compartilhar informações, experiências, é aberta e motiva outras pessoas. Otimista, entusiasta, impulsiva, emocional, sociável e muito comunicativa. Confia nas pessoas. Às vezes teme ser rejeitada. Diferente da manipuladora que possui comportamento impositivo e age como mártir, a influente pensa na equipe.

3)Secretária analista: é o perfil da conformidade, então, essa profissional geralmente tem necessidade de estar de acordo com regras e normas. É especialista e profunda conhecedora do que faz, além de mais racional. Também é focada em tarefas, mas diferentemente da executora, é introvertida, perfeccionista, exata, mais reservada e crítica. Isso não compromete seu mundo interior, que é rico e feliz. Usualmente, analista é o perfil dos gênios, faz uso da lógica e da estratégia, sempre atenta aos detalhes, possui alta perceptividade. Detesta retrabalho.

4)Secretária dominante: possui consciência que seu papel não é somente atuar como facilitadora para o executivo e sua equipe, e sim, tornar a vida das pessoas melhor e mais fácil em todos os aspectos. Sente prazer em executar demandas pessoais. É competitiva, confiante, direta, firme e costuma tomar iniciativa, gosta de assumir novos desafios, é determinada, destemida, pioneira, assume riscos! Não se amedronta em meio aos problemas inerentes ao dia a dia, tem alto poder de decisão, é independente e um tanto egocêntrica. Controle e poder definem muito bem esta profissional.

5) Secretária conciliadora: sempre entrega mais do que se espera dela, não se limita a fazer apenas o que lhe é pedido, é sincera, leal, cooperativa e não se importa de ficar em segundo plano. Colaborativa, gosta de apoiar os colegas em novos projetos, motiva e incentiva novas ideias. É boa ouvinte, foge de conflitos e evita mudanças repentinas. É calma, confiante, segura, paciente, pouco emocional, muito tolerante e, às vezes, passiva. Concilia os opostos, tem a capacidade de se colocar no lugar do outro, de harmonizar os contrários e os conflitos que frequentemente assustam outras pessoas.

6)Secretária comunicadora: seu foco é pessoas. Assim como a influente, possui mais habilidade relacional, tem facilidade de interagir, verbalizar e comunicar, com muita simpatia e eficácia consegue se conectar a todos, o que a torna agregadora. É criativa e diferente, vende uma ideia como ninguém e, assim como a executora, tem grande facilidade para iniciar tarefas e projetos, mesmo os mais longos e árduos. É sociável, tem fluência verbal, entusiasta e persuasiva. Tem certa tendência a procrastinar e ser indisciplinada. Por ser mais ingênua, às vezes fala o que não deve.

7)Secretária metódica: faz tudo do jeito dela e exige que cada pessoa também faça. É o tipo de pessoa que tem razão em tudo o que fala e faz, é grosseira e só o trabalho dela é excelente, tem prazer em dificultar o trabalho dos colegas. Quando as coisas não saem como previsto, mais parece uma bomba-relógio. Não se sabe quando, mas uma hora ela explode e sobra para todos os lados.

8)Secretária planejadora: é uma profissional que, mesmo apresentando muita estabilidade, precisa de organização e estrutura, mas não é tão “cri-cri” como a analista. A planejadora ama pessoas e isso faz dela a melhor moderadora, é paciente e tem um equilíbrio muito grande, consegue atingir seus objetivos de um jeito amável e com muita calma. Diferente da comunicadora, ninguém precisa monitorá-la – se ela começou, vai até o final. Possui autocontrole, é sociável e persistente.

Provavelmente, muitos desses tipos de colegas podem ser identificados na sua trajetória profissional ou mesmo em seu trabalho atual. Procure exercer tolerância e não se estressar com possíveis situações incômodas que possam lhe proporcionar.

Seja gentil e diplomático. Como eu sempre digo, estabeleça um padrão de conduta, seja compreensivo e entenda que as pessoas não são perfeitas, inclusive você.

É importante saber conviver com todos eles, se possível, de forma, ao menos, harmônica. Isso vai fazer bem para o ambiente de trabalho e para você!

Claudia Schaffer
Secretária Executiva da Presidência
Formada em Secretariado Executivo Bilíngue
in/claudiaschaffer
39 anos, mãe, casada
Cel.: (11) 9-8239-4135
E-mail: claudia.schaffer35@gmail.com

(Visited 3.657 times, 1 visits today)
%d blogueiros gostam disto: