[Revista Digital] O Secretariado do Futuro | Camila Tertuliano

Escolhi esse tema para mostrar para os profissionais de Secretariado Executivo como a nossa profissão está em alta. Muito se fala que o cargo de Secretariado vai deixar de existir. Será que isso é verdade? Com certeza não. O que vai acontecer é a inovação dos nossos pilares que vão se transformar. Hoje temos as possibilidades infinitas no mercado de trabalho. Isso não vai mudar, mesmo com as previsões da evolução da robótica e a inovações e tecnologia que estão chegando ao mercado. Na verdade, isso vai ajudar as nossas atividades diárias. Imagina há 20 anos, os computadores eram algo surreal, as pessoas tinham medo da máquina tomar seu emprego, mas na verdade veio para agregar às nossas competências.

“Enquanto as plataformas tecnológicas realizam aqueles trabalhos (manual e intelectual) repetitivos, os humanos deverão executar tarefas que exigem mais humanidade”.

Fonte: Relatório Fórum do Trabalho 2017
Com base nas informações apresentadas na palestra da Marcela Brito, Mentora de Carreira, no COINS, competência é algo que pode ser treinado, então, treine as competências do futuro. Não espere chegarem as mudanças para se preparar. Temos que ter uma visão de futuro e não podemos adivinhar o que vai acontecer na nossa carreira, porém, podemos prever e planejar para quando acontecer estarmos preparados para a inovação no mercado.
Colocando essa dica em prática, com certeza os profissionais de secretariado do futuro vão adquirir as competências essenciais para o futuro, que são: adaptabilidade, negociação, comunicação e relacionamento e respeito à diversidade. Todas serão importantes para as novas profissões.
Sabemos que todas as profissões estão evoluindo com o tempo, porém, o tempo e a informação estão voando e, se não ficarmos atentos, podemos ficar desatualizados. O Secretário era pago para realizar as funções técnicas da melhor forma possível. Hoje, somos pagos para solucionar os problemas no menor tempo. Os profissionais que têm medo da mudança são aqueles que pararam no tempo, deixaram de se qualificar. E, neste caso, realmente para esses profissionais o mercado de trabalho não vai ter espaço.
Uma das nossas funções é secretariar, porém, no futuro, será solucionar. O mundo dos negócios está sedento de pessoas que solucionem as dificuldades das organizações. Para isso acontecer, temos que ter uma visão do futuro = Perspectiva + Interculturalidade + realidade.
Quem está disposto a desaprender e reaprender? Você pode estar achando isso uma loucura, porém, temos que estar abertos para novas oportunidades e não podemos achar que sabemos de tudo, pois todo dia há novo aprendizado.
Posso concluir que o profissional de Secretariado está passando por transformações para fortalecer sua carreira, que estamos abertos para novas tecnologias e com certeza não temos medo das mudanças. Acreditamos que a inovação vem para fortalecer e destacar a nossa humanidade.

Camila Rodrigues Tertuliano
Registro: 0003825/DF, em 29/10/2012
Secretária Executiva
Especialista em Gestão de Pessoas
Fanpage: facebook.com/Neosecc
Blog: neosecc.wordpress.com
E-mail: seccamila.tertuliano@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: