[Revista Digital] O perigo do uso da maquiagem vencida-Perguntas e respostas | Tati Pinon

  1. Usar maquiagem vencida faz mal para a pele? O que ela pode causar?

Usar maquiagem vencida pode ser muito prejudicial à saúde. A maquiagem vencida pode causar diversas reações na pele, como irritação, vermelhidão, alergias e, até em casos mais graves, inflamação na pele.

  1. Quais os produtos mais perigosos depois que passaram da validade?

Qualquer produto de maquiagem vencido é prejudicial à pele. A base, por exemplo, quanto mais tempo estiver vencida, o óleo em sua composição tende a separar-se do restante dos produtos contidos, o que causa obstrução nos poros, impossibilitando que a pele “respire”. Para batons e <i>blushes</i>, alergias são as consequências mais comuns. Porém, os produtos para maquiagem nos olhos são os que apresentam maior risco, como lápis e máscara de cílios, por exemplo, que além de irritação podem até causar conjuntivite.

  1. Qual a validade média dos cosméticos?

Em geral, os produtos de maquiagem possuem validade de 12 a 24 meses. No Brasil, a ANVISA obriga que a validade seja impressa no rótulo dos produtos. Já para produtos importados, a validade inicia a partir da abertura do produto.

  1. Como identificar se um produto passou da validade?

O ideal para identificar a validade do produto é verificar a data de validade. Mas caso ele apresente alguma alteração de cor, textura ou cheiro, é interessante que se considere o descarte do mesmo. Fatores externos, como calor, podem alterar e danificar os componentes da sua maquiagem.

  1. Onde e como devemos guardar nossa maquiagem para evitar que ela estrague?

O armazenamento dos produtos de maquiagem é um quesito de grande importância para a preservação ideal destes. Algumas marcas armazenam seus produtos em câmaras frias a certas temperaturas para que as fórmulas não sejam alteradas por fatores externos. O ideal é sempre armazenar as maquiagens em locais frescos e sem a incidência de sol, como uma gaveta no seu banheiro ou uma nécessaire dentro da sua bolsa.

Tati Piñon
Cel.: (11) 9-8639-6644
Instagram: @tatipinon
Facebook: tatipinon
Site: www.tatipinon.com.br

%d blogueiros gostam disto: