[Revista Digital] Life Coaching: o que é o Coaching de Vida e como esse método pode ajudá-lo a ser mais feliz em todos os aspectos

O Coaching é uma metodologia inovadora que analisa e busca melhorias em todos os aspectos da vida de uma pessoa, porém, seu conceito começou a se formar em 1830 na Universidade de Oxford no Reino Unido. Naquela época, foi eleito um tutor particular para guiar os alunos, a fim de treiná-los e desenvolver suas capacidades.

Em 1974, o educador e técnico Timothy Gallwey contribuiu significativamente para que essa metodologia passasse a ser conhecida e aplicada no meio pessoal e profissional.

É importante esclarecer este fato, já que algumas pessoas supõem que é uma profissão nova.

Talvez este engano se dê pelo fato do crescimento e expansão do segmento no Brasil.

No final deste artigo, tenho um convite especial para você mulher que acompanha o conteúdo dos artigos aqui na Executiva News!

O profissional de Coaching, chamado Coach, trabalha para que seu cliente, denominado Coachee, possa alcançar seus sonhos, talvez não seja o seu caso, mas algumas pessoas não sabem sonhar, e no Coaching trabalhamos bastante a importância de identificar e alcançar os sonhos, derrubando barreiras que impedem seu desenvolvimento e, com isso, geramos uma forte evolução nas capacidades pessoais e profissionais.

Como sabiamente disse Walt Disney – “Se você pode sonhar, você pode fazer”.

Alguns não conhecem suas próprias emoções, não sabem o que sentem e não conseguem identificar o que os deixa felizes ou tristes, até mesmo definir entre um ou outro sentimento.

Uma vez que as emoções permeiam as nossas vidas, é fácil compreender de onde provêm a maioria dos problemas que as pessoas têm – elas basicamente não sabem o que sentem por isso, não conseguem lidar com as emoções no dia a dia.

E, quando falamos e pensamos no dia a dia profissional, familiar e de amizades, é impossível não ressaltar a importância e os resultados gerados pelo Coaching de Vida.

 

Quais os benefícios e indicações do Coaching de vida?

O Coaching de vida é indicado para quem deseja alcançar um objetivo e, por algum motivo, mesmo que já tenha tentado, não consegue sozinho, então, o profissional habilitado vai contribuir de forma consistente para que essa pessoa entenda as razões pelas quais não consegue, levando-a a novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazê-la ampliar suas realizações e conquistas.

Um processo que pode ser focado no aumento de desempenho ou em mudança, transformação e aprendizado.

O Coach fornece suporte para que o cliente atinja o resultado esperado, cooperando positivamente com sua disposição de dar um novo rumo à sua trajetória e tomar as rédeas de sua vida em todo e qualquer aspecto, assumindo a autorresponsabilidade na busca por resultados e realizações.

O Coaching leva para a vida das pessoas inúmeras vantagens e maior satisfação, e isso é obtido por meio de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que a pessoa atinja uma determinada meta ou certo objetivo.

Seus benefícios são inúmeros, como por exemplo: descobrir possibilidade de ação em todos os níveis da vida e da existência; melhorar o gerenciamento do tempo e a definição de prioridades; contribuir com a coragem para ultrapassar os limites e os obstáculos que impedem as pessoas de realizar seus objetivos; proporcionar meios para que se tenha controle sobre sua vida e escolhas; desenvolver a tomada de decisão de forma assertiva; melhorar a autoestima, o autoconhecimento e a autoconfiança; intensificar as capacidades que proporcionam maior motivação para viver; potencializar o poder pessoal; evocar a excelência das pessoas, bem como o desenvolvimento do plano de ação efetivo que trará resultados concretos e aumento da performance, entre muitos outros.

Um ponto decisivo do Coaching de Vida é que o Coachee ingresse no processo com atitude, foco e direcionamento. Dessa forma, ele abraça a causa e vence as crenças, ou seja, tem a coragem necessária para derrubar os rótulos e as barreiras que impedem seu progresso e sua felicidade.

Somente com este pensamento positivo e com ações práticas e direcionadas, é possível chegar aos objetivos do Life Coaching e atingir os resultados esperados, o que permite ao Coachee tomar decisões mais rapidamente e de forma assertiva que, por sua vez, resultam no maior controle sobre a própria vida.

Percebem quantos benefícios este processo com foco em resultados pode trazer para a sua vida e para a vida das pessoas à sua volta? E isso é só uma parte – ao iniciar o processo, você vai notar que até as pessoas em volta no trabalho ou fora dele verão que você está se dando melhor consigo mesmo e com o seu ritmo de vida.

 

Como o Coaching de vida funciona?

É um processo que proporciona uma abordagem integral e personalizada, envolve métodos, ferramentas, táticas e técnicas cientificamente validadas, aplicadas por um profissional habilitado em um processo que envolve o diálogo entre o Coach e o Coachee com estruturas que devem ser bem preparadas para proporcionar mais equilíbrio, independência, motivação, proatividade e sucesso. Além disso, é imprescindível que o conteúdo tenha boas referências.

Um processo de Life Coaching de qualidade é baseado numa tria de muita importância: definição do estado atual (onde você está no momento), definição do estado desejado (aonde você quer chegar) e a construção do plano de ação (o que você vai fazer para chegar lá).

Porém, muitas pessoas procuram o Coach para definir o resultado desejado, algo como:  ‘’Claudia, eu não sei como definir o meu objetivo e como fazer uma reprogramação da minha vida”. Então, parte do meu papel como Coach é ajudar essa pessoa a entender e definir quem ela é e o que ela quer pra vida dela?

Sim, isso também é um objetivo no processo de Coaching.

Como chegar ao resultado desejado é o que diferencia os profissionais de Coaching, e aí entra a parte da metodologia aplicada, a formação confiável e de boa qualidade em uma empresa de excelência e referência em treinamento líder em Coaching que proporciona as técnicas e as ferramentas trabalhadas para gerar resultado.

Busque um profissional que tenha uma formação sólida e a capacidade de equipar suas expectativas, não somente com aspectos de performance comportamental, mas também com estratégias, técnicas, ferramentas e uma metodologia comprovada cientificamente.

Quando dizemos que Coaching contribui para a elevação da performance, por exemplo, é porque essa afirmação foi demonstrada e replicada por inúmeras pesquisas.

Como profissional da área, percebo que uma das maiores dificuldades entre teoria e prática é exatamente o que ‘’vira a chave’’ – já que, em grande parte dos casos que estudei, as pessoas sabem montar metas e fazer a correta análise de quem são e do que querem.

Então, o grande desafio consiste em identificar e usar as ferramentas adequadas em cada processo, ou seja, com cada indivíduo, a fim de desenvolver suas potências para alcançar objetivos e romper a distância entre o ponto que está e o ponto que deseja chegar.

Muitas vezes, o que impede uma pessoa de alcançar o objetivo desejado é justamente o comportamento inadequado, a falta de ação e criatividade para lidar com determinado aspecto da vida. Em outras palavras: para resolver determinado conflito e superar os bloqueios.

O Coach possui um corpo de conhecimento multidisciplinar que reúne conceitos de Ciências do Comportamento, Filosofia, Desenvolvimento e Aprendizado de Adultos, Teoria dos Sistemas, bem como Ciências Organizacionais e Liderança.

Embora não seja terapia, ele incorpora em suas técnicas e ferramentas alguns conceitos da Psicologia Cognitiva, Comportamental, Social Humanista, entre outras, que se alinham com seus objetivos e sua filosofia.

Vale ressaltar que Coaching não é tratamento e que seu foco é o desenvolvimento!

No processo conduzido por mim, procuro desenvolver aspectos cognitivos, trabalhando as dificuldades em parceria com o cliente, proporcionando maior flexibilidade mental e o desenvolvimento das funções executivas, como: atenção e percepção, planejamento, resolução de problemas, flexibilidade cognitiva, memória, tomada de decisão, força de vontade e autoestima, que são aspectos fundamentais e promovem a mudança de comportamento, já que são elas (funções cognitivas) que trazem a mudança para a vida, além dos elementos básicos da inteligência emocional: autopercepção de quem é você diferente do mundo – autogestão: perceber e gerir suas emoções de acordo com seus objetivos –, habilidade social, relacionamentos networking/equipe e empatia para se colocar no lugar do outro e ajustar atitudes de acordo com essa percepção.

Ou seja, as funções cognitivas é que promovem a mudança! E todos os que procuram um processo de Coaching querem fazer uma mudança.

O estudo, a visão, talento e a disposição genuína para contribuir com o desenvolvimento humano é o que torna o Coach um profissional altamente preparado para atuar com eficácia em todos esses aspectos, respeitando, sempre, princípios éticos minuciosos, compilados no Código de Ética e Conduta do Coach.

Estar em contato com novos conhecimentos e com pessoas que realmente podem transmitir essa sabedoria é um passo em direção ao sucesso.

O Life Coaching é uma excelente oportunidade para evoluir e ter mais felicidade e realização, qualidade de vida, saúde e diminuição do stress, relacionamento e comunicação produtivas, autoconhecimento, prosperidade, inteligência social e flexibilidade, dentre outros já mencionados.

Por isso, tenho um convite especial para as mulheres: faça parte do Grupo Atitude Emocional para as Mulheres. Eu Claudia Schaffer – Life Coach e administradora do grupo – compartilho mensagens poderosas com o objetivo de informar, incentivar e motivar você, mulher, a desenvolver e ampliar sua motivação para AGIR.

Instagram: endereço na assinatura deste artigo. Para acesso ao grupo, é só clicar no link da biografia ou, se preferir, entre em contato comigo.

Cada setor da sua vida é fundamental para que o Life Coaching possa trabalhar em busca do equilíbrio e da valorização da felicidade.

Espero vocês!

Claudia Schaffer
Secretária Executiva, Escritora, Palestrante
Mentora de Carreira e Life Coach
Facebook: clauschaffer
Instagram: claudiaschaffer
LinkedIn: www.linkedin.com/in/claudiaschaffer
E-mail: claudia.schaffer@claudiaschaffer.com
WhatsApp: (11) 9-8239-4135

%d blogueiros gostam disto: