[Revista Digital] Independência Financeira: Como se planejar para o futuro? | Keli Pereira

Independência financeira, o que é e como nos planejamos financeiramente para o futuro?

Neste mundo de incertezas, o que fazer para garantir um futuro melhor?

Independência financeira é quando temos um valor disponível, do qual podemos dispor caso necessário, ou numa dispensa de trabalho não esperada. Se você dispõe de um valor que possa suprir suas necessidades, ele te ajudará na ausência de um emprego. Isso é ter independência financeira, é não precisar de terceiros é ter o seu próprio dinheiro e contar com o rendimento que ele pode lhe proporcionar.

Para muitos, guardar dinheiro não é uma tarefa fácil, não conseguem por falta de disciplina ou porque necessita do salário por completo para pagar as contas e não tem como separar uma parte para projetos futuros.

Talvez quando estamos estáveis em um emprego ou em algo que lhe dê rendimentos, não nos preparamos para o futuro, mas é extremamente importante ter essa consciência financeira, independentemente para que você for utilizar o dinheiro – ele vai lhe servir em qualquer momento da sua vida.

Abaixo, seguem algumas dicas financeiras que podem abrir a mente e despertar o interesse em se organizar e poupar para um futuro mais seguro.

 

Dicas financeiras:

50% do seu salário:  Gastos pessoais;

Comida;

Moradia;

Vestuário;

Plano de saúde;

10% do seu salário:    Lazer.

10% do seu salário:    Instituição financeira (Investimento).

10% do seu salário:    Gastos anuais ou poupança para gastos anuais (IPTU, IPVA/Presentes, reservado para despesas que são anuais).

10% do seu salário:    Investimento/liberdade financeira (renda passiva é um dinheiro que você aplica e vive desta renda).

10% do seu salário:    Doação.

As porcentagens podem ser variadas. Essas acima são apenas um exemplo: você pode remanejá-las até se adequar às porcentagens. O principal é você ter consciência de saber aproveitar e utilizar bem o seu dinheiro – e não trabalhar apenas para pagar contas.

Outra dica boa é ler alguns livros como, por exemplo “Os segredos da mente milionária” e “Pai rico, Pai pobre”, que podem lhe ajudar a se reeducar financeiramente.

Procure o melhor investimento, o que for mais favorável, fique atento para não ser enganado com falsas promessas.

Um grande abraço e boa leitura!!!

Keli Pereira dos Anjos
Formada em Secretariado Executivo Bilíngue
Registro Profissional na SRTE 0051359/SP
Pós-graduada em Docência do Ensino Superior
35 anos, mãe, casada
Cel.: (11) 9-6703-8424
E-mail: kelipereira1982@yahoo.com.br

%d blogueiros gostam disto: