[Revista Digital] Decorar sim! | Fabiana Santana

Fabiana Santana, 35 anos, mãe, esposa, Tapeceira, Restauradora, Designer de Interiores.

Aos 29 anos me tornei mãe de um menino; eu, que fui criada em uma família de mulheres, vivi mais um desafio.

Superá-los é um presente que vivencio com grande alegria.

Depois que meu filho completou um ano, sentia-me inquieta e, naturalmente, comecei a retomar atividades
que já fazia informalmente – “Minhas artes”, como costumava dizer.

Foi quando um reencontro aconteceu, mudou minha perspectiva de vida e me tornei realizada profissionalmente: encontrei uma prima com quem não tinha mais contato há anos, e que maravilhosa surpresa!

Ela era Tapeceira profissional; sim, uma mulher, com mais de 10 anos de mercado. Fascinante, já que eu já costurava e amava Decoração. Logo me vi aprendendo tudo na prática e comecei a fazer cursos. Hoje, formada em Design de Interiores, faço projetos de ambientes e reformo móveis, experiência que formou minha consciência de reúso de móveis e objetos, consciência importante que está crescente no público em geral, o que é maravilhoso e contribui para a preservação do nosso planeta.

Quando fui convidada para escrever esta coluna, parei para pensar em algo que ilustrasse a importância de um ambiente limpo, organizado e belo.

O objetivo aqui é mostrar que bom gosto e criatividade devem sempre andar juntos. Com isso, vamos solucionar problemas de espaços físicos e quebrar tabus com relação a cores, texturas e reformas em geral.

Saber fazer a leitura de cada estilo às vezes não é tarefa fácil. Algumas pessoas sentem insegurança na hora de escolher e pensar no ambiente pronto. Contratar um Designer de Interiores, na maioria das vezes, é a melhor opção: o profissional fará a leitura de suas necessidades, apresentando materiais e a maquete eletrônica em 3D do seu ambiente, e logo você verá a transformação com o resultado final diante de seus olhos. Este resultado reflete direto no seu dia a dia em geral e na sua vida.

Pesquisar é a palavra-chave. Fazer pesquisa é essencial para dar início a qualquer projeto, buscar referências e adaptar toda sua pesquisa na realidade do cliente, e não estou falando apenas da realidade financeira, mas também do espaço físico.

Não existe projeto caro. Na Decoração, hoje, a indústria proporciona diversas variedades de materiais com qualidade e preços justos a todos os públicos.

O reúso de peças, móveis, paredes, etc., está em alta. Com a diversidade de materiais, a reforma nos dias de hoje está muito mais fácil e colorida.

Repaginar virou a essência da maioria dos projetos. Reutilizar um móvel que tem história no ambiente familiar faz toda a diferença.

Decorar não é montar uma sala de capa de revista, muito menos reproduzir o quarto da loja de modulados: esses ambientes não são seus. E, com as construtoras imprimindo em série cômodos cada vez menores, esses projetos prontos parecem ser a melhor opção, criando ambientes impessoais e repetitivos.

Isso não é decorar; é, no máximo, montar um ambiente. E com os índices de reclamações das fábricas de modulados aumentando, é bom pensar e – volto a falar – pesquisar as opções.

Vejo com frequência que, quando o cliente contrata o profissional de Decoração, anteriormente ele já tentou fazer a reforma sozinho. A experiência nunca é 100% satisfatória – quando não é um fracasso total. Quando não se tem o projeto em 3D, os profissionais envolvidos acabam opinando, e a somatória dessas várias opiniões faz um carnaval
no seu ambiente. Não hesite em contratar um profissional qualificado da área para te acompanhar e projetar suas inspirações.

Agora já sabemos a importância de se ter um profissional envolvido no projeto e que isso faz diferença para ter um ambiente bem decorado e, o mais importante, com sua personalidade nele. Seu ambiente ficará único, organizado e com a sensação de aconchego. Adoro ambientes que sinto que são personalizados!

Com esse canal aberto, poderemos aqui esclarecer suas dúvidas e inspirar seus projetos.

Mande suas sugestões e dúvidas.

Decorar é, sim, necessário.

Fabiana Santana
Design de Interiores
Instagram: fabianasantana_designambientes
E-mail: fabisantana81@hotmail.com
Cel.: (21) 9-9875-4895

%d blogueiros gostam disto: