[Revista Digital] Decorando as férias | Fabiana Santana

As férias, isso te lembra o que?? PRAIA!! Moramos em um país tropical, repleto de praias lindas e paradisíacas. Essas praias fazem com que grande parte da população tenham o sonho de construir uma casa em suas margens para que possam desfrutar dos momentos maravilhosos que as férias proporcionam. Mas, como sair do clichê, e os tradicionais peixinhos e tubarões não apareçam para dar o ar da graça na decoração de casa de praia? Não é errado, afinal, estes elementos são característicos da região e combinam muito com qualquer cômodo, sendo um curinga da harmonização. Contudo, vale lembrar: você tem passe livre para ousar e criar um ambiente no qual você se sinta bem. A casa de praia permite tanto a criação de ambientes mais despojados, com o uso de cores quentes, quanto ambientes mais intimistas, com o uso de cores mais clean. O gosto pessoal é o que mais influenciará na composição final.

As casas de praia exigem uma decoração especial, sem aquela seriedade e compromisso da cidade. Ela é feita para descanso e lazer, mas tem que ser confortável e aconchegante. É fundamental que priorize a praticidade e o frescor.

Iluminação e ventilação são essenciais para a decoração de casa de praia – é muito importante valorizar a iluminação e a ventilação. A primeira visa aproveitar ao máximo a luz natural, a fim de economizar energia pelo maior tempo possível. Já a ventilação é fundamental para evitar que os cômodos fiquem demasiadamente abafados e que os mobiliários fiquem com mau cheiro. Um bom segredinho neste caso é criar um jardim em uma varanda ou perto da casa de praia para que a pequena vegetação tenha o poder de refrescar os espaços internos por meio do vento.

Cuidado com a maresia: dê preferência aos mobiliários de madeira envernizados para melhor conservação. O melhor é que eles sejam abertos ou que contenham pequenas venezianas para que a ventilação possa circular de forma completa. Para as cadeiras e poltronas, opte por materiais fáceis de limpar e que não absorvam a umidade para não ficarem com mau cheiro também. Escolha os revestimentos de preferência em tecidos náuticos e fibras sintéticas dos estofados, acabando assim com a preocupação de molhar o sofá, por exemplo.

Os pisos devem ser de fácil manutenção e que não risquem com tanta facilidade em contato com a areia, como o porcelanato. Mantas e almofadas são o segredo para deixar qualquer ambiente aconchegante e confortável. Então, use e abuse destes elementos para a decoração de casa de praia também. O ideal é que elas, de alguma forma, combinem com o estilo previamente definido por você.

Levar coisas da casa da cidade para a praia, o que chamamos de reciclar, é muito legal, mas é preciso olhar o conjunto com cuidado porque a casa da praia não pode virar um depósito de quinquilharias. Uma dica interessante é explorar o potencial das prateleiras, que acomodam muitos itens de decoração, dão um aspecto interessante ao cômodo e são baratas.

Misturar objetos é uma boa pedida, mas tem de ser pensado. Estude a combinação das peças e, acima de tudo, pense na praticidade do local. É preciso ter as coisas à mão e fácil acesso a tudo. Muitas vezes, uma simples pintura já dá um aspecto renovado ao local e isso pode ser feito sem a necessidade de contratar um profissional.

Há também peças simples e econômicas que podem ser usadas, como sofá de alvenaria ou de <i>pallet</i>. Uma estante também pode receber engradados plásticos de várias cores e tamanhos para guardar objetos.

Caixotes de madeira pintados, parafusados uns aos outros e chumbados na parede, podem servir de estante na cozinha, por exemplo. Uma porta sem uso sobre uma pilha de revistas ou sobre pneus pode se transformar em uma mesa de centro.

Adesivar objetos, como uma geladeira, por exemplo, também é interessante. Às vezes, o eletrodoméstico está parado na residência, mas ainda está funcionando. Um adesivo pode deixá-lo com um aspecto moderno e dá um ar descontraído na casa de praia.

Se você tem um apartamento na beira da praia, uma constante na decoração é a utilização de móveis, objetos de decoração e adornos inspirados na vida marinha. Esta pode ser uma excelente opção, entretanto, um dos estilos mais usados e que traz um resultado muito bonito e elegante, é a decoração do apartamento de praia no estilo mediterrâneo.

Para cobrir as paredes, opte por cores claras – que trazem calmaria para o ambiente – e facilite a propagação da luz natural. As cores e tonalidades mais recomendadas são: verde, azul e branco. As cores escuras e vibrantes não são recomendadas para apartamentos de praia, pois deixam o ambiente mais cansativo. Continue optando por móveis práticos e multiuso.

Caso o apartamento tenha uma varanda ou terraço, você deve usar móveis para o exterior que vão apresentar uma maior durabilidade: uma mesa com cadeiras e, dependendo do espaço, até uma espreguiçadeira é muito bem-vinda. O toque final à decoração do apartamento de praia: vasos de vidro com conchas, quadros com imagens do oceano e até mesmo fotos das viagens em família vão deixar a decoração repleta de personalidade.

Decorar ambientes para momentos de diversão e descanso não é muito difícil. Conforto e descontração estão de mãos dadas.

Férias de verão são sempre uma delícia, e um ambiente decorado pode eternizar memórias junto à sua família e amigos. Boa praia!

Fabiana Santana

fabianasantana_designambientes

E-mail: fabisantana81@hotmail.com

Cel: (21) 9-9875-4895

%d blogueiros gostam disto: