[Revista Digital] Ajude seus colegas reativos a se tornarem proativos | Bianca Rosário| Secretariado

Você já deve ter reparado que é ótimo ter funcionários na equipe que tomam ações rápidas, não é mesmo? Até o momento em que a entendida “proatividade”, em demasiada quantidade, se torna um problema.

 Algumas pessoas têm uma necessidade tão profunda de resolver assuntos, que acabam se movendo muito rápido, confundindo coisas quando não há clareza o suficiente da informação e criando um problema inesperado.

Essas pessoas podem, ainda assim, assumir uma postura defensiva para mostrar que eles foram “proativos” e tiveram que lidar com o problema.

 

Nestes casos, você pode ajudá-los a dimensionar seu senso de urgência, começando por diferenciar uma atitude proativa de uma atitude reativa.

 

A atitude reativa está totalmente pautada dentro de um padrão causa e efeito, onde a mente trabalha numa base de estímulo-resposta, de uma forma automática, sem parar para analisar as opções de escolha em sua tomada de decisão. É como se definíssemos como sendo a “primeira resposta que der na telha é sempre a resposta certa”.

 

Já a atitude proativa se baseia na iniciativa sem a existência de estímulos, norteada principalmente pela análise das escolhas para então tomar uma decisão e partir para uma ação. Seu modelo mental está pautado no propósito e nos valores da equipe e da empresa como um todo, conseguindo antecipar ações bem pensadas e agindo da melhor maneira possível, em prol da organização. É como se definíssemos como “nunca aceite a primeira resposta como certa”.

 

Sabendo disso, transmita uma abordagem demonstrando como a atitude reativa podem prejudicá-los. Faça perguntas para que eles possam imaginar as consequências de seus atos. Desenhe problemas futuros que poderiam deixar de existir ao tomar uma atitude proativa.

 

Se possível, mostre exemplos (seus próprios exemplos) para eles enxergarem os benefícios de uma abordagem temperada e pensativa. Ao observar os outros, eles observarão como a reflexão e a deliberação podem gerar resultados significativamente melhores. Melhores não só para ele, como para você, para o líder, para toda equipe e é claro, para toda a organização.

Bianca Rosário

(11) 97422-8610

bianca@manualdasecretaria.com.br

Blog: manualdasecretaria.com.br

Instagram: instagram.com/manualdasecretaria/

Facebook: facebook.com/

manualdasecretariaexecutiva/

Linkedin: inkedin.com/in/bianca-rosario/ (Bianca) e https://www.linkedin.com/company/10091387/ (Manual da Secretária)

 

%d blogueiros gostam disto: