[Revista Digital] A importância do atendimento nas organizações | Camila Tertuliano

Quero compartilhar algumas histórias com vocês e transmitir um pouco das minhas experiências como Atendente, Recepcionista e como cliente. Em minha opinião, o atendimento é a parte mais importante da empresa e a Recepcionista tem a grande responsabilidade de apresentar a identidade das organizações para os seus clientes e concorrentes.

Meu primeiro emprego foi como Estagiária na Caixa Econômica Federal. Eu era Atendente no setor habitacional e essa agência que eu trabalhava era muito movimentada, às vezes não tínhamos tempo para almoçar, mas cada atendimento tem as suas particularidades. O relacionamento com pessoas é uma verdadeira arte.

Porém, um dia fui pega de surpresa, pois chegou um cliente solicitando a quitação de seu imóvel, porém faltava a assinatura do Gerente Geral da agência. O documento não estava pronto e ele foi muito grosseiro comigo, deixou-me sem chão mesmo com minha inexperiência. Dessa forma, decidi atendê-lo da melhor forma possível, tentando solucionar o seu problema independente da forma como fui tratada. Ao final, deu tudo certo; entretanto, é nessas horas que temos que parar e respirar fundo para que o objetivo final seja atingido.

Hoje, sou uma profissional sênior na área do Secretariado Executivo, mas você acha que esqueci do início da minha carreira? Jamais vou me esquecer de cada problema solucionado e cada crítica e a sua evolução. Temos que ter uma sensibilidade especial com cada atividade executada durante sua rotina, pois quando temos o conhecimento e a informação certa, realizamos um bom trabalho. Hoje, continuo a buscar um atendimento eficaz para o meu gestor.

O atendimento é a chance que a empresa tem de mostrar a qualidade dos seus serviços e fidelizar sua clientela. Muitas das vezes, as pessoas deixam de ir a um lugar por causa do atendimento. Os clientes procuram bom atendimento, qualidade de serviço, bom preço e facilidade no pagamento. Quando temos essas qualidades, dificilmente perdemos um cliente.

Quero concluir dizendo que atendimento de qualidade é obrigação das empresas que buscam uma estabilidade no mercado. O diferencial nas organizações é quando temos o conjunto de competências e habilidades que podem transformar a recepção e o atendimento da instituição. O segredo para esta estabilidade é ter empatia com as pessoas e serviço de qualidade. O famoso boca-a-boca é o verdadeiro marketing que levanta ou destrói a empresa.

Como está a sua reputação no mundo dos negócios, a sua imagem? Pense o seguinte: como eu quero ser tratado? Esse é o gatilho! Posso dizer que mau atendimento é a forca da empresa, pois, quando um cliente é mal atendido, ele espalha essa informação aos quatro cantos do mundo. Temos que preservar a marca da empresa onde trabalhamos, bem como a nossa própria marca. Ter um atendimento humanizado é fundamental para o sucesso, pois hoje estamos no mundo que as pessoas estão carentes de amor e compreensão. Às vezes, o seu cliente só quer um pouco de atenção, ele não está preocupado com o valor da consulta, mas com a forma como ele vai ser recebido.

Camila Rodrigues Tertuliano
Registro: 0003825/DF, em 29/10/2012
Secretária Executiva
Especialista em Gestão de Pessoas
Fanpage: facebook.com/Neosecc
Blog: neosecc.wordpress.com
E-mail: seccamila.tertuliano@gmail.com

%d blogueiros gostam disto: