[Revista Digital] A importância da imagem profissional nas redes sociais | Betânia Sousa

Muitas pessoas fazem o uso indevido das redes sociais e acham que elas servem somente para ostentar. Com isso, fazem uma superexposição de sua vida, sem ter a preocupação que muitas empresas observam o comportamento dos funcionários e futuros colaboradores em suas redes sociais.
Cada pessoa tem sua própria experiência. A minha foi que, em um determinado momento, percebi em que uma das minhas redes – na época aberta –, algumas pessoas que não faziam parte dela a acompanhavam para depois me expor. Não contente com tal atitude, fiquei um período observando e, como não houve mudança, a minha opção foi colocar a rede como privada e, com isso, antes de qualquer aceitação, observo se as pessoas têm mesmo um vínculo comigo. Prefiro ter um número pequeno de pessoas me acompanhando e saber quem são elas. Logo passei a ter com todos desta rede um laço de amizade, carinho, respeito e uma história para contar.
A importância das redes sociais no mercado de trabalho hoje é considerável, pois permite que as pessoas tenham acesso às vagas e os empregadores possam visualizar seus currículos e suas qualificações. Uma das redes mais famosas por atuar nessa linha é o LinkedIn, presente em vários países do mundo há mais de 15 anos. Ele possibilita que os candidatos tenham acesso aos recrutadores, e essa conexão dá a possibilidade de interação bem como o acompanhamento do perfil dos candidatos, pois lá se tem a descrição de habilidades e experiências disponíveis, sendo bem mais fácil para os recrutadores analisarem quem tem um perfil mais compatível para fazer parte da empresa.
Assim, se você busca uma colocação no mercado de trabalho, o primeiro passo é fazer uma conta no LinkedIn: é fácil, rápido e seu currículo estará disponível para milhares de pessoas. O segundo passo, muito importante, é potencializá-lo com constante atualização de suas qualificações profissionais, bem como postar, comentar e compartilhar assuntos relacionados ao mercado de trabalho e sua área de atuação, lembrando sempre que a plataforma deve ser monitorada para garantir sua participação nos processos seletivos, e essas informações podem ficar disponíveis a qualquer momento.
Não quero dizer para você passar o dia todo em suas redes, pelo contrário, tire um tempo todos os dias para acompanhá-las e monitorá-las, pois você precisa gerenciar seu horário disponível. E, para aquelas pessoas que estão trabalhando e buscam novos desafios, a dica é interagir na rede sempre que possível. Uma hora, quando menos se esperar, uma oportunidade de emprego surgirá.

Betânia Sousa
Bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue pela FAJESU. Mestranda em Educação pela Universidad
Internacional Iberoamericana. Especializando em Gestão de Marketing e Comunicação Integrada. Coordenadora
do grupo de estudo do Comitê de Secretariado do DF. Atualmente, atua como Secretária Executiva no Executivo Federal.

%d blogueiros gostam disto: