Pin It

Pão de Mel

[Revista Digital] Pão de Mel | Raquel Bertaco

Na edição do mês passado, falamos um pouco sobre o mel e dei a receita do knefe, um doce de origem árabe muito saboroso. Espero que tenham feito e gostado. Ainda falando sobre o mel, pensei no pão de mel, outro doce muito saboroso e muito conhecido no mundo todo, e então decidi passar para vocês a minha receita. Digo minha, pois trabalho com confeitaria há mais de dez anos e esse foi o início de tudo. Antes mesmo de pensar em estudar gastronomia, eu já fazia esses pães de mel ajudando minha mãe. Bom, vamos a ela, uma receita prática e deliciosa.

 

Pão de mel

 

Ingredientes:

03 xícaras de chá de farinha de trigo com fermento

01 xícara de chá de açúcar mascavo

01 xícara de chá de leite integral

01 xícara de chá de mel

01 colher de café de bicarbonato de sódio

01 pitada de canela em pó

01 pitada de cravo em pó

Margarina para untar

Recheio – doce de leite

Cobertura – chocolate ao leite

 

Modo de preparo:

Junte a farinha, a canela, o cravo, o bicarbonato e o açúcar peneirados. Dissolva os grãos de açúcar que sobraram na peneira em um pouco de leite. Reserve. Dissolva o mel no restante do leite, junte o açúcar dissolvido e misture aos ingredientes secos. Mexer bem até dissolver todos os grumos e formar uma mistura homogênea. Unte as forminhas individuais com a margarina, coloque a massa até a metade da forminha e leve para assar a 180°C por cerca de 40 minutos. Retire do forno, espere esfriar, corte ao meio e recheie com o doce de leite. Derreta o chocolate em banho-maria e banhe os pães de mel. Decore, deixe secar e sirva. Rende 24 unidades grandes.

 

Essa receita é a maneira tradicional e simples de preparar os pães de mel, mas, se você quiser caprichar mais ainda, é só abusar da criatividade e arrasar nas variações. Por exemplo, o recheio pode ser substituído por brigadeiro, beijinho, trufa, doce de nozes, doce de leite com coco e ameixa e muito mais. Já a cobertura pode ser feita com chocolate amargo, ao leite, branco e decorado com o próprio chocolate, com granulado, frutas secas, glacê, enfeites de açúcar… Aí a criatividade pode ser infinita.

Uma ideia muito legal também é caprichar na embalagem e presentear alguém. Eu sempre acho essa a melhor forma de presentear, pois demonstra o carinho e cuidado com que teve em preparar algo especial para presentear.

 

Caprichem e até a próxima!!!

Raquel Bertacco
Facebook – Quel Bertacco Doces
Instagram – @quelbertaccodoces
email – raquel.bertacco@gmail.com
Facebook – Macarons au Caprice
Instagram – @macarons.au.caprice
email – macarons.au.caprice@gmail.com
Facebook – Caprichando na Cozinha
Instagram – @caprichando.na.cozinha
email – caprichando.na.cozinha@gmail.com
Cel.: (11) 9-7244-3007

(Visited 10 times, 1 visits today)
%d blogueiros gostam disto: