Pin It

O Secretariado em essência

[Revista Digital] O Secretariado em essência | Amanda Maria Lins da Rocha Pongetti

Originado do latim “secretarium”, o vocábulo secretário significa conselho privado. Há também “secretum”, que pressupõe algo misterioso e secreto, características estas que são mantidas até os dias atuais, uma vez que o profissional de Secretariado deve manter a confidencialidade. Devemos nos lembrar dos Escribas, considerados os primeiros profissionais da área ainda na Idade Antiga. Após muito tempo de história e diversos acontecimentos marcantes, a profissão foi regulamentada no Brasil no dia 26 de outubro de 1977.

Atualmente, há cursos técnicos, de graduação e pós-graduação que visam preparar este profissional para os desafios do mercado de trabalho. Ao analisarmos as grades, observamos assuntos muito parecidos, tais como: atendimento telefônico, organização de reuniões e eventos, arquivo, redação e comunicação em geral. De fato, todos os elementos citados são base para a execução das tarefas rotineiras.

Entretanto, é importante ressaltar que a profissão, em essência, é muito mais abrangente que isso. Com a nova realidade virtual e tecnológica (a chamada Indústria 4.0), é preciso pensar em competências e habilidades mais profundas, as quais serão a chave para o profissional de sucesso. Esta chamada revolução é tão impactante que já temos outra modalidade de atendimento: o Secretariado Remoto. E, depois destas informações, surgem as perguntas: o que eu devo fazer? Como devo me preparar para o tal cenário desafiador?

Talvez não haja uma fórmula ou um caminho único, mas há algumas pistas a seguir. Além da formação mais básica que já citamos, cabe ao profissional que visa ganhar seu espaço um comportamento diferenciado, muito mais ativo que passivo. Vale a pena procurar conhecimentos e habilidades em áreas diversas, por exemplo, Gestão de Pessoas, Gestão de Tempo, Excel avançado, uso de novas tecnologias, empatia, resiliências, noção básica de leis, línguas estrangeiras, entre outras. Lembre-se: o processo é contínuo e dinâmico.

Pode parecer difícil e um pouco confuso à primeira vista, mas é um caminho muito interessante, viciante e sem volta. É importante nos lembrar de que não estamos sozinhos no processo – sempre podemos contar com outros profissionais e contatos (no LinkedIn, por exemplo). Portanto, sejam bem-vindos a um novo mundo, a uma nova realidade: respeitando as tradições e construindo o futuro. Comecemos!

 

Amanda Maria Lins da Rocha Pongetti

ADM & CSC

amanda.rocha@saomartinho.com.br

www.saomartinho.com.br

+55 (16) 3981-9040

(Visited 1 times, 1 visits today)
%d blogueiros gostam disto: