O profissional de Secretariado na área fabril | Executiva News | Artigo | Executiva News Revista Digital

O profissional de Secretariado na área fabril | Executiva News | Artigo

É possível ser um profissional na área industrial sem conhecer os procedimentos?

Poucos sabem o quanto um profissional de Secretariado trabalha e se surpreendem ao saberem quantas funções um(a) Secretário(a) executa no dia a dia. Algumas pessoas ainda acreditam que estamos somente no atendimento telefônico e servindo cafezinhos – isso ficou no passado bem distante, embora sirvamos com muita elegância, se necessário, um café ou uma água, pois o princípio da nossa profissão é a “arte de servir”. Dentre as funções diárias, muitas atividades e responsabilidades foram adquiridas com o passar do tempo e foram se modificando ao longo da carreira, através dos mais variados cursos, tanto de graduação como de aprimoramento na profissão de Secretariado.

Nós, Secretárias(os), temos um leque de oportunidades e podemos atuar em quaisquer áreas de uma empresa; isso vai depender do segmento de cada uma e da vaga oferecida. Ao optarmos por trabalhar em uma área fabril, devemos ter o conhecimento do que é feito e até mesmo entender melhor os procedimentos e as necessidades do seu executivo, como por exemplo compras de materiais, e intervir em escolhas de orçamentos: neste caso, depende da logística de cada empresa, que às vezes não é feito por um(a) Secretário(a) mas sim pelo Departamento de Compras.

Saber o que a empresa faz e quais os processos de fabricação de um determinado produto é de extrema importância. Assim, você conseguirá atuar mais e melhor ao lado do executivo, porque é essa a nossa função: estar lado a lado do superior para, se necessário, tomar decisões caso o mesmo esteja ausente.

O que conta muito hoje em dia é trazer resultados. O que as empresa visam são os lucros e, para isso, é necessário ter ferramentas que te façam trazer soluções para os devidos problemas que vierem a acontecer. Problemas acontecem todos os dias, mas é preciso ter feeling para resolvê-los.

Somos solucionadoras de problemas, e o que nos é cobrado é exatamente isto: “Resultados”. Buscamos sempre a melhor solução.

Diferentemente de trabalhar na área administrativa é trabalhar na área fabril. O vocabulário é diferente e as solicitações e prioridades são diferentes, talvez com um pouco mais de urgência, pois muitas vezes depende-se delas para liberação de uma máquina ou serviço.

De qualquer forma, buscamos trabalhar sempre com excelência, seja qual for o departamento em que optamos exercer nossa profissão.

Por isso, a importância de se gostar do que faz, seja na área administrativa ou na área fabril. Não importa onde iremos atuar, o certo a fazer é pôr a mão na massa para solucionar quaisquer problemas que vierem a acontecer.

Então, mãos à obra!

Um grande abraço e até a próxima leitura!

 

Keli Pereira dos Anjos

Formada em Secretariado Executivo Bilíngue

Registro Profissional na SRTE sob nº 39216/SP

Pós-graduada em Docência do Ensino Superior

35 anos, mãe, casada

Cel.: (11) 9-6703-8424

E-mail: kelipereira1982@yahoo.com.br

 

Veja todo o conteúdo da Revista Executiva News Aqui
Visite nosso site Aqui

%d blogueiros gostam disto: