Netiqueta – Etiqueta nas redes sociais | Artigo | Secretariado Executivo

Netiqueta – Etiqueta nas redes sociais

Hoje vou falar sobre a importância da nossa imagem nas redes sociais para representar com credibilidade e coerência nossa marca pessoal, o personal branding, porque a apresentação online é tão importante quanto a nossa forma de ser nos relacionamentos do dia a dia com colegas de trabalho, clientes, parceiros e fornecedores.

Começo com um pedido de reflexão: qual imagem você deseja expressar em suas redes sociais? Sua imagem nas redes está de acordo com seus objetivos profissionais?

É preciso ter uma postura adequada e ética, seja em comunicações profissionais ou em postagens pessoais, afinal, somos uma pessoa única, estamos em diversos lugares e redes, com públicos diferentes, porém, ainda assim, representamos nossos propósitos.

No Facebook, por exemplo, se você é um(a) profissional autônomo(a), muitas vezes são feitas divulgações do nosso trabalho e também de assuntos pessoais. Será que nossas preferências particulares vão de encontro aos interesses e à forma de pensar de nossos clientes?

A maneira de se comportar, as atitudes, as fotos, os comentários, as publicações, devem ter coerência, bom senso, educação, considerando o âmbito de trabalho e de vida em família, entre amigos, para que não haja uma má interpretação do negócio e até mesmo da pessoa por parte dos colegas com quem temos relacionamentos profissionais.

Já no LinkedIn, que é uma excelente ferramenta para networking e totalmente voltada a temas corporativos, de empreendedorismo e de recolocação no mercado, dentre outros, é fundamental ter postagens exclusivas sobre seu produto/serviço e outros temas relacionados ao trabalho para gerar interesse nos contatos de sua rede e nas conexões de seus contatos, pois há uma grande facilidade de exposição para gerar novos relacionamentos. Eu mesma tenho diversos clientes e parceiros que conheci através do LinkedIn. Conheça, vale a pena!

Temos ainda o Instagram. Nesta rede, a divulgação acontece, principalmente, através de fotos, tendo ou não links que direcionam para um blog ou site. A apresentação visual com uma boa foto e de alta qualidade também é de extrema importância para transmitir uma imagem profissional de seu produto/serviço.

As pessoas em geral acreditam que podem falar, postar e comentar o que quiserem e da maneira que quiserem… Mas, reflitam, qual a mensagem que este tipo de comportamento está transmitindo?

Seguem algumas dicas para que você tenha uma imagem pessoal diferenciada nas redes sociais:

1) Evite postagens e comentários preconceituosos e agressivos;

2) Sua foto de perfil nas redes é sua principal apresentação e é importante demonstrar profissionalismo, seriedade e também alegria e proximidade;

3) Procure não ter uma postura pessimista: seja mais protagonista, é bom pra você mesma, seja feliz!

4) Faça postagens de acordo com a mídia, como por exemplo no Instagram: a foto é a principal mensagem e, no LinkedIn, as informações devem ser mais profissionais;

5) Pode ser uma opção ter uma rede pessoal e uma rede para sua empresa. No Facebook, por exemplo, você pode ter uma página pessoal e uma fanpage para seu negócio que, inclusive, tem opções diferenciadas e direcionadas para fins profissionais;

6) Atenção à gramática e ortografia também é um item importantíssimo.

Seguindo estas dicas, você terá uma imagem interessante para seus clientes, colegas de trabalho, amigos pessoais e terá coerência em sua apresentação quando estiver pessoalmente e também nas redes sociais, mantendo o mesmo discurso, sendo a mesma pessoa, tendo os mesmos propósitos e objetivos.

Agradeço por sua especial atenção ao ler este artigo e, se gostou, deixe seu comentário, assim poderemos conversar mais sobre esse tema!

Priscila Avelar

Consultoria de Imagem Pessoal e

Corporativa |

Marketing Pessoal | Personal Branding

priscila@prisence.com.br

prisence.com.br

11 99971 7865

Revista Digital: http://executivanewsrevistadigital.com/

 

%d blogueiros gostam disto: