Montando seu Home Office | Executiva News | Secretariado Executivo | Executiva News Revista Digital

Montando seu Home Office | Executiva News | Secretariado Executivo

O home-office hoje está crescente. O número de pessoas que trabalham em casa, ou por terem seu próprio negócio ou por algumas empresas liberarem alguns dias por semana para trabalhar em casa. Escolhendo trabalhar em casa, o profissional vai conseguir ficar mais perto da sua família e ainda tornar os seus horários mais flexíveis. Mas sua casa precisa ter um local apropriado para seu trabalho. Esse lugar precisa favorecer a concentração e a produtividade e com espaço para seu material de trabalho. Um fator importante nesse ambiente é a iluminação. Caso tenha uma fonte natural de iluminação, como uma janela, tente aproveitá-la, pois só trará benefícios durante o dia e poderá economizar energia. Se o cômodo não tiver aberturas diretas, aposte na ventilação artificial, como ventilador. Deixe o ar circular por algum tempo antes de trabalhar, assim, o espaço fica mais saudável. As diversas opções de luminárias hoje criam cenários criativos e charmosos. A escolha certa e aplicação correta de luz no ambiente faz toda a diferença. Deve se dar importância para a disponibilidade de tomadas, item que faz muita falta e atrapalha na disposição dos aparelhos.

A questão da ergonomia é muito importante. Não adianta escolher uma cadeira linda se ela for desconfortável. É importante lembrar que você vai passar muitas horas sentada. Ela deve ser o mais confortável possível e sempre aliar funcionalidade, e design não é tão difícil. Quem não gosta de um ambiente confortável e bem decorado?

Não acredito que exista um tamanho mínimo para esses ambientes, porém, algumas dimensões devem ser respeitadas para favorecer a ergonomia e a funcionalidade. Em geral, as bancadas fixas para home-office podem ter até 80 cm de altura (para cadeiras de altura variável) e profundidade mínima de 65 cm. Optar por projetos sob medida é sempre a melhor escolha para aproveitar todo o espaço disponível – mas também é a opção mais cara.

Nesse tipo de ambiente, recomendo sempre o uso de uma base neutra (branco, tons de cinza e madeira), para poder “brincar” com as cores da decoração: quadros, objetos e até no mobiliário. Essa é uma excelente maneira de refletir seu estilo e permitir que o ambiente possa ser renovado sempre, de uma maneira prática e rápida.

Uma coisa que aplico em todo e qualquer ambiente é a organização. Um ambiente desorganizado não é agradável e não favorece a produtividade. Opte por móveis que facilitem o armazenamento de papéis, arquivos, material de escritório extra e etc. Isso ajuda a liberar espaço na área visual, trazendo mais leveza ao ambiente e facilitando na dinâmica do dia a dia. Alguns itens não podem faltar: relógio, calendário, lápis, canetas, papel, agenda e não se esqueça da velha lixeira para manter o local sempre limpo e organizado. Decore o ambiente com seu gosto pessoal, como um tapete confortável para apoiar os pés descalços. Aposte em plantas para compor um espaço mais natural, escolhendo folhagens que demandem pouca manutenção e obtendo um ar mais leve.

Lembre-se de que o home-office é diferente do seu local de trabalho convencional, portanto, poderá adequá-lo e reorganizá-lo da maneira que achar melhor para desenvolver suas atividades. Evite utilizar esse espaço para outras atividades com outros fins, pois isso descaracteriza o espaço e sua concentração quando estiver nele. O ambiente em que vive e trabalha reflete diretamente na qualidade de sua vida. O ambiente desorganizado causa estresse e atrapalha no funcionamento positivo do cérebro. Entenda que não é porque está trabalhando em casa que fará tudo ao mesmo tempo. Organize seu tempo e torne suas atividades agradáveis. Fazendo o que se gosta com um ambiente limpo e organizado, sua produtividade só vai aumentar. Seu home-office vai estimular muitas pessoas a embarcar nessa forma de trabalho, que é uma realidade e que só tende a crescer.

 

Texto: Executiva News Revista Digital – 17ª edição – Link: http://bit.ly/2jkW7Zi

Site: Executiva News Revista Digital – Link: http://executivanewsrevistadigital.com/

Artigo| Autor(a) |

Fabiana Santana-Design de Interiores

Facebook: Decorar Sim

Instagram: fabianasantana_designambientes

Cel.: (21) 9-9875-4895

E-mail: fabisantana81@hotmail.com

 

%d blogueiros gostam disto: