Pin It

Inteligência Artificial | Secretariado Executivo

Muitas pessoas, como eu, gostariam de ter uma bola de cristal para prever como serão as tecnologias do futuro, até porque isso influi em nossas competências e, consequentemente, em nossa continuidade profissional.

E não precisa ser um futuro muito distante, não. Digamos, 5 anos. Depois disso, talvez nem bola de cristal seja capaz de prever…

Quem assistiu ao filme “2001-Uma odisseia no espaço” (1968, de Stanley Kubrick e Arthur Clarke) deve se lembrar do “HAL 9000”, um supercomputador quase humano – e meio “do mal”, talvez… Atenção agora, um spoiler do filme (se não quiser, pule para o próximo parágrafo): o computador controlava quase todas as funções da nave em que a galera viajava em uma missão para o planeta Júpiter. Ao detectar que era falível e seria desativado por representar perigo, entra em colapso e literalmente “espana”…

Comentei sobre o filme para falar um pouco sobre IA-Inteligência Artificial (ou AI-Artificial Intelligence, em Inglês).

Resumidamente, trata-se da capacidade implementada em sistemas que utilizam softwares e equipamentos, cuja finalidade é “perceber” seu ambiente e, desta forma, maximizar os resultados obtidos. A IA está ligada à Machine Learning (aprendizado de máquina), que capacita tais sistemas a tomar decisões e a fazer previsões, baseadas em eventos, padrões, tentativas & erros, etc.

Atualmente, a IA é aplicada em robôs industriais, diagnósticos médicos, identificação da fala e da escrita, impressão 3D (protótipos; produção), identificação de padrões de dados (os departamentos de Vendas e Marketing podem analisar melhor o comportamento de compra dos clientes), e outros.

Especialistas preveem que a IA – e a Tecnologia em geral – substituirá funções repetitivas e mecânicas, ou ainda que empregos irão desaparecer/transformar-se e novos surgirão…

A evolução acontece desde sempre, não é mesmo? O importante é que estejamos sempre bem longe da zona de conforto, aprendendo, pesquisando, enfim, desenvolvendo competências.

IA e Machine Learning são assuntos que envolvem Tecnologia, Estatística e outras áreas. Há extensa literatura sobre o assunto, e sua utilização permitirá grandes benefícios no futuro.

REFERÊNCIAS:

Russell, Stuart J. (Stuart Jonathan). Inteligência artificial / Stuart Russell, Peter Norvig;

tradução Regina Célia Simille. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

http://dcm.ffclrp.usp.br/~augusto/teaching/ami/AM-I-Conceitos-Definicoes.pdf

https://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizado_de_m%C3%A1quina

Dênis Paschoalinoto

MBA Controladoria e Finanças-UNICSUL |

SAP® Partner and Consultant |

linkedin.com/in/denispaschoalinoto

executivanewsrevistadigital.com

 

(Visited 38 times, 1 visits today)
%d blogueiros gostam disto: