A importância da maquiagem na imagem pessoal | Priscila Avelar | Secretariado

Olá, queridas colegas!

Vamos falar sobre um assunto que a maioria das mulheres A-D-O-R-A-M? J

Maquiagem!

Ela é um complemento indispensável em nossa imagem pessoal, além das roupas e dos acessórios (bijus, sapatos, bolsa, echarpes). Com um “make” básico, já ficamos com uma fisionomia mais bonita e saudável, como também escreve a conceituada especialista em moda e comportamento Constanza Pascolato em seu livro “O essencial: A maquiagem para o dia a dia não quer ‘enfeitar’ o rosto”. Ao contrário, vai deixá-lo mais suave, correto, limpo. Uma aplicação adequada de cosméticos pode iluminar a fisionomia, esconder olheiras, acentuar lábios, disfarçar manchas”.

Além da escolha do “look” mais adequado, ao maquiar-se você se sentirá completa em sua imagem pessoal, além de segura e confiante para os desafios de um novo dia de trabalho.

Esse argumento se reforça ao considerarmos uma pesquisa realizada por Allan e Barbara Pease, com assistentes de atendimento, citada no livro “Desvendando os segredos da linguagem corporal”. Foi identificado que as Assistentes maquiadas e que estavam usando óculos de grau transmitiam uma imagem confiante, inteligente, sofisticada e sociável, as Assistentes maquiadas e sem óculos receberam boas avaliações em aparência e apresentação pessoal, enquanto as Assistentes sem maquiagem (com ou sem óculos) tiveram pior classificação nestes quesitos. E vejam só como até os óculos de grau complementam nossa autoimagem.

“Definitivamente, a maquiagem acrescenta credibilidade e promove a imagem de autoconfiança da mulher” – Barbara Pease.

Algumas pessoas me perguntam se usar maquiagem diariamente faz mal para a pele, e eu sempre explico que não faz. No entanto, é imprescindível ter cuidados com a limpeza e retirar todo o “make” ao final do dia ou antes de dormir. Mesmo quando chegamos cansadas do trabalho ou de uma festa, devemos retirar toda a maquiagem.

A melhor forma de fazer esta limpeza é com um demaquilante e, na sequência, lavar com um sabonete líquido específico para o rosto que, normalmente, são mais suaves (considere seu tipo de pele – normal, seca, oleosa, mista e utilize cosméticos mais indicados).

E, para finalizar este tão importante cuidado diário, aplique um hidratante para o rosto e um específico para a área dos olhos. Esta atenção diária contribui para que a maquiagem fique ainda melhor, dure mais tempo, deixe a pele bonita e saudável e ainda ajude a retardar sinais e rugas de expressão.

Tenho certeza que você já está convencida que a maquiagem é um item indispensável para aprimorar sua imagem pessoal, não é mesmo?

Então vamos a algumas dicas simples pra fazer uma maquiagem rápida, básica, mas que faz toda a diferença em sua aparência para o trabalho!

  • Com o rosto limpo, aplique um protetor solar, que é importantíssimo no dia a dia para evitar manchas e para proteger dos raios UVB;

  • Passe uma leve camada de base líquida e depois o pó compacto, ambos no tom de sua pele (ao comprar estes itens, testar no rosto e não na mão, pois a cor da pele é diferente);

  • Para o “blush”, utilize tonalidades terrosas ou mais claras, como pêssego, aplicadas com suavidade nas maçãs do rosto (deixe um espaço de 2 dedos abaixo dos olhos e um dedo ao lado da base nariz);

  • Na área dos olhos, utilize sombras em tom marfim e/ou marrom claro (não ultrapasse o limite dos olhos, para não ficar com um olhar caído);

  • Complete com rímel e lápis, que podem ser nas cores preto ou marrom (na parte interna dos olhos “linha d´água” e/ou um traçado suave e esfumado na pálpebra, próximo aos cílios – como o traço feito com delineador, só que com o lápis é mais fácil);

  • Finalize com um batom discreto como “nude” ou rosado (aplique e retire o excesso e reaplique para ter mais durabilidade).

A ideia é fazer um “make” discreto, para ficar com um ar saudável, mais bonita e de acordo com um ambiente profissional. Deixe a maquiagem mais elaborada, forte ou colorida para ocasiões mais apropriadas como festas, baladas, encontro com amigos, etc.

Busque ter prazer neste momento de dedicação especial com sua aparência: não leve como uma “obrigação”. Quanto mais você gostar de si e apreciar estes momentos com você mesma, melhores serão os resultados para sua imagem e para sua vida, pois, ao se conhecer, você poderá destacar o que tem de melhor e não ficar presa ao que não te agrada.

Agradeço pela leitura deste artigo e espero que tenha gostado. Deixe seu comentário para que possamos conversar mais sobre esse tema!

Um super beijo!

 

Priscila Avelar

Consultoria de Imagem Pessoal e

Corporativa |

Marketing Pessoal | Personal Branding

E-mail: priscila@prisence.com.br

Site: prisence.com.br

Cel.: (11) 9-9971-7865

 

%d blogueiros gostam disto: