Gastronomia | Executiva News | Executiva News Revista Digital

Gastronomia | Executiva News

Chegou a primavera, uma estação tão linda, colorida e muito florida né, mas o que isso tem a ver com Caprichar na Cozinha??? Tudo, pois podemos trazer as flores para os pratos. Isso mesmo, existem inúmeras espécies de flores comestíveis que, além de trazer muita beleza à sua preparação, trarão também sabores e aromas muito delicados e requintados. Desse jeito, fica fácil Caprichar na Cozinha.

Nós já temos o costume de comer muitas flores sem perceber, por exemplo, a alcachofra, o brócolis e a couve-flor, mas existem outras que temos no nosso jardim que também podem ser consumidas, como os cravos, as rosas e as dálias. As flores do chuchu e da abobrinha, por exemplo, também são comestíveis, mas temos o hábito de consumir apenas os frutos dessas flores.

Antes de sair consumindo várias flores, é necessário tomar alguns cuidados: nem todas são comestíveis. Algumas têm aparência muito semelhante com outras espécies não comestíveis e são até mesmo tóxicas. Coma as flores que forem cultivadas especificamente para serem consumidas, pois as de floricultura podem estar contaminadas com agrotóxicos. Mas, de qualquer forma, só consuma as flores muito bem lavadas com água pura. Enfim, só coma se tiver certeza.

Podemos usá-las das mais variadas formas, apenas na ornamentação dos pratos, para preparar sobremesas, saladas, chás, xaropes, geleias, conservas e também para aromatizar azeites e vinagres. Cubos de gelo com flores darão um charme todo especial ao seu “drink”. Dá para Caprichar na criatividade e se deliciar com seus sabores, aromas e cores.

Agora que já sabe como usar, fique sabendo de algumas espécies que podem ser consumidas:

•Capuchinha, muito decorativa, usada em saladas e de sabor picante. Suas sementes podem ser utilizadas como pimentas;

•Amor-perfeito, utilizada em saladas e sobremesas, com leve sabor adocicado;

•Lavanda, ótima para chá, geleia, xaropes, vinagrete e sobremesas, dando um toque cítrico;

•Hibiscos, que ficam ótimos para chás e outras bebidas, com sabor cítrico e ácido;

•Rosas, geralmente utilizadas em óleo, xaropes, gelo e decoração;

Escolha a sua preferida dentre essas ou outras espécies e Capriche na sua preparação. Quer uma dica de utilização? Acesse a “Área Premium” e veja a deliciosa receita que preparamos pra você Caprichar.

 

“Caprichem e até a próxima!”

 

Raquel Bertacco

Facebook: Quel Bertacco Doces

Instagram: Raquel Bertacco

E-mail: raquel.bertacco@gmail.com

Cel.: (11) 9-7244-3007

 

%d blogueiros gostam disto: