O que é vermute? Você sabe? Talvez não, mas já deve ter tomado em algum delicioso drink por aí. Vamos descobrir o que é então?
Vermute é uma bebida de origem italiana, criada pela empresa Carpano em 1786. É preparada com vinho (cerca de 70/80% da sua composição) e algumas ervas e especiarias, como canela e cardamomo, além do açúcar e lírio. A bebida é classificada como aperitivo (por ser bastante utilizada para abrir o apetite), mas, quando foi criada, era para uso medicinal. Tornou-se popular por seu sabor marcante e característico.
Por ser à base de vinho, a maioria dos vermutes é fabricada em países que tem a tradição em produção de vinhos, como Itália e França, por exemplo. Sua preparação envolve os processos de infusão (ingredientes aromáticos), adição de extratos (ervas e álcool), pasteurização (evita contaminação e encerra a fermentação), filtragem e, por último, o envasamento nas garrafas em que vão envelhecer – que irão alcançar sabor, aroma e teor alcoólico (podendo chegar a 20%).
Existem tipos diferentes de vermutes, cada um com suas características especificas que se adaptam a um tipo de drink e paladar:
Dry – branco e seco | Clássico – tinto e doce
Bianco – branco e doce | Corrente – tinto e doce
Rosé – rosado e doce | Punt Mês – tinto e amargo
Como já disse e muitos já provaram, o vermute é muito conhecido por ser utilizado em drink famosos, como o Dry Martini (vermute + gim) e o Manhattan (vermute + whisky + bitter), por exemplo. O uso do vermute é muito comum por reduzir o teor alcoólico dos drinks e deixá-los mais saborosos, mas também pode ser consumido puro com gelo ou também com limão e gelo. Para cada tipo de drink, existe um vermute ideal.
Qual tal utilizar essa bebida para preparar dois drink elegantes para servir agora no Natal? Acesse a ÁREA PREMIUM (EM BREVE) e veja as ideias que preparei pra vocês Capricharem.
Caprichem! E até a próxima!
Raquel Bertacco
Facebook: Quel Bertacco Doces
Instagram: Raquel Bertacco
E-mail: raquel.bertacco@gmail.com
Cel.: (11) 9-7244-3007
Você precisa fazer log in para comentar.