Pin It

[Executiva News] Secretariado – O sucesso que depende de nós! | Jaqueline Lobanco

Sou Assistente Executiva há mais de 10 anos. No início, creio que como para toda a maioria, foi um tanto difícil. Existe uma necessidade para a função do Profissional que está maquiada e cabe a cada um encontrar este caminho, e eu acreditava que somente desempenhando meu papel, fazendo o que era pedido já estava de “bom tamanho”! Mas após ter passado por algumas empresas, entre elas multinacionais e nacionais de médio e grande porte, entendi que ser Secretária/Assistente Executiva vai além do que imaginamos ou além do que eu imaginava!!

Foi exatamente observando uma colega de trabalho que entendi o ponto! Chegar ao patamar de Secretária da Presidência não foi só pela soma de minha bagagem profissional, precisamos ir além! Pensar além!

Essa querida colega de trabalho me fez ver e entender o todo. Houve vários momentos em que me impressionei com a atitude dela! Mas em especial irei citar dois momentos.

Num dia, ao passar pela minha mesa e com toda a educação dela, perguntou-me eu precisava de alguma coisa, algum apoio ou ajuda nas minhas tarefas. Eu me impressionei! Pois ela trabalhava em um departamento muito agitado, sempre tinha muito trabalho para fazer e ocupava um cargo de responsabilidade e que exigia muita estratégia. Educadamente, eu a agradeci e falei que não precisava. Então, ela disse que estaria sempre à disposição caso eu precisasse. Num outro dia, em especial, eu estava bem atarefada, e ela novamente me perguntou se eu precisava de ajuda. Eu somente estava com sede e, já que ela estava indo para a copa, pedi gentilmente para trazer um copo d´agua. Ela no mesmo momento, deixou o material que estava segurando na mesa e foi pegar a água, ela voltou com uma garrafinha de água e o copo, colocou na minha mesa, abriu a garrafinha e despejou a água dentro do copo e perguntou se estava bom. Eu fiquei admirada e impressionada!! Ela não trouxe só a água. Ela trouxe o copo com a garrafinha de água e me serviu! Ela fez mais do que o comum, mais do que o usual!

Minhas prezadas colegas, sei que é algo muito comum, água! Mas os detalhes fazem MUITA diferença!!! Ali eu vi a importância de uma educação refinada, não só educação de dizer “Bom dia e boa tarde!”, educação habitual e cultural, isso era algo enrustido nela! Era dela mesmo! O fazer além e mais, era algo comum pra ela, ela não media esforços!

Num outro momento, em conversa com essa colega, eu a estava elogiando pela conquista do cargo de Gerente de Produto. Com um belo sorriso no rosto, a resposta dela foi: “Os méritos são para Deus, quem me capacitou e na verdade sou muito grata por somente ser paga para aprender!!!”. UAUUUU!!! Pensei comigo: “Que humildade!”.

Essa pessoinha linda galgou muito bem em todos os aspectos na vida profissional e pessoal dela!

Vocês devem estar se perguntando: “Mas, pra que serviu isso para a carreira de uma Secretária Executiva?”. Resposta: SERVIU MUITOO!!! Na verdade, era o tempero da refeição, o açúcar do docinho que faltava eu entender!

Minhas colegas, ser uma Secretária Executiva vai além daquele escopo exigido nas telas de busca de emprego. Pude perceber naqueles momentos que, para ser uma boa profissional e também uma boa Secretária Executiva, era preciso ter empatia refinada, saber cuidar, se preocupar de verdade, observar a rotina do executivo, ficar antenada com hábitos e gostos dele, captar e entender a necessidade! É ter espiritualidade, acreditar que algo maior move e promove situações e que, através de suas escolhas, dentro ou fora do trabalho, haverá sucesso porque você sabe que “este algo maior” está no controle, é confiar nisso e dar seu melhor sempre! É refinar sua educação dia após dia.

SIM! Leve o cafezinho pra ele. Por que não? Pense que seu executivo é um ser humano com defeitos e também sente inseguranças. E te asseguro que aquele cafezinho fresquinho, no meio da tarde, com um belo sorriso, levará “um certo” conforto ao coração dele!

É também seja humilde, não importa a situação e não importa com quem: seja refinada, educada – você está sendo observada não só pelo seu Executivo, mas por todos daquela organização!! Lembre-se, recebemos aquilo que nós damos e, se o seu dado for o seu melhor, certamente você colherá bons frutos! Assim como minha colega, você pode ser um exemplo notado e observado!

Então, vamos lá, aí vão alguns pontos que eu aprendi e que me proporcionaram a ter um bom relacionamento com pessoas e, inclusive, com o meu executivo hoje!

-Fazer além (Não leve só a água, leve a garrafinha com o copo e o sirva!);

-Espiritualidade (Tenha fé, sinta paixão e prazer naquilo que faz, deposite amor e acredite!);

-Educação refinada (Permita-se ser mais do que habitual!);

-Humildade (Sim! Leve o cafezinho quando possível);

-Um sorriso quebra qualquer mau humor!

Observe, mas não só observe, OBSERVE de verdade as pessoas exemplares, sim, aquelas que dizemos que têm caráter, copie-as, ou melhor, try to do better, be better!! Garanto-lhe que você terá uma experiência apaixonantemente intensa em um futuro próximo pra nos contar!

P.S.: Colegas, entendam que esses são pontos que, ao decorrer da carreira, pude perceber que me fazem total diferença no ambiente profissional. O trabalho em si da profissão, como executar planejamento de viagens, organização da agenda, uso de idiomas, gerenciamento de projetos, organização de eventos e assim vai, são tarefas que já se espera que uma profissional de Secretariado execute hoje em dia. A diferença e o seu sucesso na profissão vai estar em como você executa estas tarefas Lembre-se do sorriso combinado com um cafezinho: esses detalhes são o açúcar do docinho, o tempero das refeições, fará de você alguém notável e único! Mas faça de coração, por paixão, afinal, tudo nessa vida em que se põe amor e tempero nos retorna com uma deliciosa sobremesa!

 

Att., Jaqueline Lobanco

(Visited 90 times, 1 visits today)
%d blogueiros gostam disto: