Estilo e Dress Code | Moda Trabalho | Executiva News | Secretariado

 

Uma dúvida recorrente entre as minhas consultas e clientes é: “trabalho num ambiente formal, mas odeio tailleur e terninho”; ou “não suporto camisa”; ainda, “não me sinto confortável de saias”.

O que aconselho nesse sentido: em tempos atuais, precisamos nos adequar ao código da companhia para a qual trabalhamos, mas, para que nos sintamos bem e à vontade para exercer nossas funções, precisamos respeitar o nosso estilo. Dá para conciliar esses dois interesses?

Sim. Glória Kalil ensina que temos que expressar nossa personalidade ao trabalhar.

Por conta disso, separei 03 profissionais fictícias, de estilos diferentes e que trabalham na mesma empresa. Donna Paulsen, Rachel Zane e Katrina Bennet, da Person Specter Litt, a firma de Advocacia em que é ambientado o seriado Suits.

Claro que escolhi a série inicialmente pelas intrigantes estratégias jurídicas adotadas pelas personagens. Mas, no primeiro episódio, já fiquei encantada com a criação de estilo de cada personagem, que automaticamente já se comunica com quem está assistindo e traduz a imagem externa adequada.

   

Rachel Zane: a clássica e elegante Assistente Jurídica do escritório. Seu guarda-roupa predominante é em tons neutros (beges, cinzas). As camisas e tops acompanham a modelagem clássica e as cores tranquilas. Podem aparecer com um detalhe ou outro diferente, mas nunca chega a ousar. Peça-chave: a saia lápis. Na 1ª temporada, corte tradicional. Isso mudou na 4ª e 5ª temporadas. A personagem tem abusado de fendas e zíperes aparentes. A abertura das camisas acompanhou essa mensagem.

Donna Paulsen: a Secretária top que sabe de tudo e sempre socorre o chefe no momento exato. Também elegante, mas extremamente refinada, de gostos caros. Recordo-me de uma cena em que Harvey está levando-a à Hermés para presenteá-la com uma bolsa. Em outro momento, uma personagem comenta que a firma é quem paga pelos vestidos de grife que usa. Os cortes são impecáveis e passam uma mensagem sensual sem vulgarizar. Além disso, ao contrário da Rachel, gosta de cores fortes e vibrantes. Peça-chave: vestidos tubo de comprimento abaixo do joelho.

  

Katrina Bennet: é uma associada voraz, por vezes cruel, capaz de tudo para se destacar, mas leal ao seu superior. Suas roupas, na maioria das vezes (pelo menos até a 4ª temporada) passam a seguinte mensagem: “Keep out“. Também adota o modelo clássico, mas muito mais recatado. Ao contrário da Rachel, seus colarinhos são fechados, decotes quase inexistentes e o comprimento que adota é próximo aos joelhos. A seriedade também está nos casaquetos. Peça-chave: tops fechados e camisas com laços.

As três fiéis aos seus estilos. Os detalhes demonstram as personalidades. Mas o que todas têm em comum? O respeito ao dress code do escritório. Usam os cabelos soltos, mas sempre limpos e impecavelmente alinhados. Interessante que nenhuma opta por sapatos baixos, escolhem saltos altíssimos.

Tirando o fato de que o seriado é um desfile de grifes, também pode ser uma boa inspiração para nossos looks diários, já que peças similares podem ser facilmente encontradas e, muitas vezes, já existentes no nosso guarda-roupa.

Um beijo grande e até a próxima edição, lembrando que logo, logo nos veremos no CONASEC!

Marcia Lopes é Advogada e também atuou como Professora Universitária. Entretanto, iniciou sua carreira como Secretária de Diretoria e foi nessa fase que começou a perceber o poder da imagem no mundo corporativo e também o bem que fazia à autoestima das pessoas, quando essas aprimoravam seu estilo e a importância desse reflexo em todos os outros ramos da vida pessoal. Com essa percepção e experiências adquiridas em mais de 20 anos no ambiente organizacional e acadêmico, surgiu o desejo de trabalhar com a imagem, reconhecendo a relevância que o trabalho tem tanto na vida de homens quanto de mulheres, independentemente de sua ocupação. Pós-graduanda em Interfaces da Moda. É membro da AICI – Associação Internacional de Consultores de Imagem –, a maior e mais importante associação profissional de Consultores de Imagem pessoal e corporativa.

Site: www.marcialopes.com.br

Instagram: @marcialopes.consultoria

Facebook: Marcia Lopes Consultoria

Veja toda a Revista Executiva News Aqui

%d blogueiros gostam disto: