Escadaria | Saúde | Artigo

Escadaria

Olá! Esse mês vou falar para vocês sobre uma atividade física que todos podem fazer – salvo aquelas pessoas que já tem alguma restrição física –, é de fácil acesso e não tem custo: subir e descer escadas!
No acesso ao transporte público, mercado, shopping, prédio… É interessante observar que encontramos escadas em muitos locais e utilizá-las é uma possibilidade de abandonar o sedentarismo. Use sempre roupas leves e calçadas confortáveis (como tênis) para a prática de exercícios.
Antes da prática de qualquer atividade física, você deve responder a algumas perguntas:
•Algum médico já diagnosticou problema em seu coração?
•Você sente dores no peito quando pratica algum tipo de atividade física?
•Tem alguma alteração na sua pressão arterial (pressão alta ou baixa)?
•Você possui algum problema ósseo ou articular que piora com a prática de exercícios?
Se todas as respostas forem negativas, ótimo! Você já pode começar a utilizar escadas convencionais ao invés de elevadores, escadas rolantes e esteiras rolantes. Se a resposta for sim a alguma das perguntas, procure seu médico antes de começar e veja se o mesmo libera para a realização desse exercício.
Para quem está começando, o ideal é subir um degrau de cada vez, apoiando o pé por completo e fazendo em um ritmo confortável. Na primeira semana, suba a quantidade de lances de escada que seu condicionamento permitir. Se você é sedentário, sugiro 4 lances no começo. Com o passar do tempo, sua condição física estará melhor e, então, aumente 1 lance de escada a cada semana. Quando estiver subindo 10 lances direto, comece a subir de 2 em 2 degraus. Se estiver fácil, dificulte a subida apoiando só a ponta dos pés.
Subir escadas é uma atividade predominantemente aeróbica, ou seja, trabalhará a melhora do sistema cardiorrespiratório (coração e pulmão), irá acelerar o metabolismo, favorecerá o emagrecimento e trabalhará o fortalecimento de coxas, panturrilhas e glúteos.
Subir e descer 3 lances de escada equivale a 10 minutos de caminhada, ou ainda, se você subir e descer 15 minutos de escada, será o equivalente a 30 minutos de corrida. Subir 10 degraus gasta em torno de uma caloria e meia e descer 20 degraus gastará em torno de uma caloria.
Cuidado com a descida: ela deve ser devagar (com o pé apoiado por completo no degrau e descer de um em um degrau) por ser muito mais lesiva, pois a sobrecarga nos joelhos, tornozelos e quadril é muito grande, por ter que suportar o próprio peso corporal com o efeito da gravidade exercendo uma força extra.

Para saber mais sobre esse assunto, assista a entrevista que concedi ao programa MAIS VOCÊ no link:

https://globoplay.globo.com/v/6220012/programa/

Junior Requena
Instagram: @personal_juniorequena
E-mail: juniorequena@gmail.com
Cel.: (11) 9-4732-8183

Revista Digital: http://executivanewsrevistadigital.com/

%d blogueiros gostam disto: