Pin It

Entrevista | Vânia Cagnassi | Executiva News | Secretariado

 

Conheça a Office Manager do LinkedIn

Eu conheci a Vânia Cagnassi no CONASEC 2016, onde ela proferiu uma belíssima palestra sobre a ferramenta LinkedIn – e como foi importante descobrir todo o potencial desta ferramenta.

Neste ano, a convite da Pepita Soler e da própria Vânia, estive em uma visita no LinkedIn em São Paulo-SP e novamente tive uma experiência maravilhosa conhecendo a sede desta famosa rede social no Brasil. Vânia foi nossa anfitriã e nos apresentou todo o local. Ela é uma profissional com muito conhecimento e experiência e vai nos contar um pouco aqui nas próximas páginas.

Com vocês, Vânia Cagnassi!

Executiva News RD – Conte-me um pouco sobre sua carreira até aqui.

Vânia Cagnassi – Tenho mais de 25 anos de experiência na função. Basicamente minha experiência, antes do LinkedIn, sempre foi em empresas de Consultoria como Accenture, Unisys e CSC.

Executiva News RD – Qual sua visão sobre o profissional de Secretariado nos dias de hoje?

Vânia Cagnassi – Ser interessada no negócio, ampliar conhecimentos, estar sempre conectada, usando as redes sociais a seu favor, principalmente o LinkedIn, e cercar-se de bom humor.

Executiva News RD – Muitas empresas não entendem como o profissional de Secretariado pode ser importante nos processos internos e externos. Você trabalha em uma empresa aparentemente bem aberta as novidades. Como você atua dentro da empresa neste sentido? Tem abertura para opinar ou sugerir algo?

Vânia Cagnassi – Conexão é a chave do sucesso. Não podemos nos isolar dentro da nossa função na empresa, pelo contrário, precisamos nos relacionar com todas as áreas, pois isso é extremamente importante. Aqui no LinkedIn, tenho abertura e liberdade para registrar minhas opiniões, dizer o que penso. Na verdade, sou incentivada a fazer tudo isso. Nós temos um valor que incentiva muito essa participação e opinião, que é “seja aberto, honesto e construtivo”.

Executiva News RD – Estive em um evento (CONASEC) onde você foi uma das palestrantes. Suas informações foram muito relevantes para um maior entendimento sobre a ferramenta em questão. Você gosta de fazer palestras? Quais os temas que você mais gosta de abordar?

Vânia Cagnassi – Sim, eu gosto deste tipo de evento. É uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimento e ampliar a minha rede de contatos. Gosto de falar de assuntos que, como profissional de Secretariado, eu vivo e experiencio diariamente.

Executiva News RD – Há eventos futuros em sua agenda, reais ou planejados, nos quais você será palestrante?

Vânia Cagnassi – Sim. Em setembro vou participar do FISEC 2017, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Executiva News RD – A Internet é fundamental sob os pontos de vista pessoal e profissional. Como você vê isso? Quais suas experiências neste sentido e o que poderia falar sobre ferramentas e soluções?

Vânia Cagnassi – A Internet é essencial. Ela informa, conecta, aproxima, instrui e alerta. Aqui no LinkedIn a Internet e o bom uso dela está no nosso DNA. Desassociá-la dos profissionais, na minha opinião, é impossível.

Executiva News RD – Como foi sua chegada ao LinkedIn?

Vânia Cagnassi – Eu fui encontrada através do LinkedIn pelos recrutadores da empresa. Desde então, tem sido uma experiência incrível.

Executiva News RD – Como o LinkedIn se relaciona com outras redes profissionais na Internet?

Vânia Cagnassi – Da maneira mais profissional e cordial possível. Como fazemos parte da mesma indústria e segmento, nossos profissionais trocam informações o tempo todo.

Executiva News RD – Se você fosse líder de uma equipe de trabalho e tivesse como missão recrutar profissionais para participar desta equipe, quais seriam as características profissionais mais importantes para esses novos membros?

Vânia Cagnassi – Procure se envolver e se associar com gente que pensa diferente de você. Trabalhar o tempo todo com gente igual a você interfere na sua criatividade e na maneira como você soluciona seus problemas.

Executiva News RD – Gerenciar equipes parece ser um sonho para muitos profissionais de Secretariado. Como você vê isso?

Vânia Cagnassi – Não vejo como sonho, mas como uma consequência natural do crescimento do profissional.

Executiva News RD – Fale-me sobre suas experiências de networking no meio Secretarial.

Vânia Cagnassi – Essa parte é muito legal. Conhecer outros profissionais que vivem o que você vive, trocar ideias e compartilhar melhores práticas, tudo isso com muito bom humor, é fantástico, pois são nesses encontros que você percebe que nossas vidas e experiências são muito similares.

Executiva News RD – Você participará do FISEC Rio 2017. Fale-me sobre sua participação.

Vânia Cagnassi – Vou compor uma mesa redonda com outras profissionais de Secretariado. Conheço muito bem a Pepita e recomendo todos os eventos que ela faz.

Executiva News RD – Qual sua expectativa profissional para os próximos anos?

Vânia Cagnassi – Que nossa profissão cresça e apareça e que nossa abordagem fique cada vez mais profissional. E, também, que as empresas valorizem cada vez mais nosso trabalho.

Executiva News RD – Líderes de empresas são pessoas extremamente ativas e criativas, exemplos para seus liderados. Diga-me como foi sua experiência até aqui trabalhando com pessoas com essas características.

Vânia Cagnassi – Sempre tive sorte. Trabalhei com profissionais excelentes e diferentes. Acho que isso é o que me trouxe experiência e ativou minha criatividade. Trabalhar com vários executivos ao mesmo tempo nos faz mais fortes e preparadas para todo tipo de situação.

Executiva News RD – Todos nós já passamos momentos difíceis na carreira. Pode compartilhar conosco esse momento e como o superou?

Vânia Cagnassi – Sim. Momentos de incerteza, quando seu chefe decide se desligar ou é transferido para outro país. Momentos de dúvida quando outra pessoa assume a posição do seu executivo, em especial daquele que você tanto admirava e levou tanto tempo para se ajustar. Momentos de incerteza financeira, quando a empresa não vai bem e o futuro é incerto. Momentos de fusão e aquisição.

Executiva News RD – Qual a função que mais gosta de exercer dentro da profissão?

Vânia Cagnassi – Gosto de gente, de conversar e de poder facilitar a vida das pessoas que trabalham comigo.

Executiva News RD – Quais competências pretende desenvolver agora e no futuro?

Vânia Cagnassi – Negociação e Empreendedorismo.

Executiva News RD – Como você se “desliga” do trabalho?

Vânia Cagnassi – Fica mais fácil se desligar quanto estou com meus filhos, marido e cachorro. São muitas demandas ao chegar em casa, muitos compromissos no final de semana. Mas, confesso que com o celular, tão fácil ao alcance das mãos, não é uma tarefa fácil. Adoro as séries do Netflix e procuro viajar sempre que posso.

Executiva News RD – Por favor, deixe sua mensagem final.

Vânia Cagnassi – Meninas. Conectem-se, sempre. Usem as redes sociais a seu favor!

Equipe Executiva News

Veja também nossos outros artigos: http://bit.ly/2wIWKhY

(Visited 15 times, 1 visits today)
%d blogueiros gostam disto: