Pin It

Entrevista | Bianca Rosário | Executiva News | Secretariado Executivo

Entrevista do mês | Bianca Rosário | Manual da Secretária Executiva | Referência do Secretariado no Brasil

Não sei dizer ao certo há quanto tempo conheço a Bianca Rosário. Como sempre fui uma pessoa ligada na Internet, já havia pesquisado sobre a profissão por muitas vezes e, claro, já tinha encontrado o blog Manual da Secretária Executiva e, por conta disso, já tinha lido muita coisa sobre a Bianca.

Eu a conheci pessoalmente na FECAP-SP em 2016, um encontro rápido. Neste ano no LinkedIn, fomos oficialmente apresentadas e ali já começamos conversar sobre nossos projetos, que são voltados para o mesmo nicho. Participei do Sec Meetup no mês de julho e estivemos neste mês de setembro do FISEC numa experiência incrível, juntas no mesmo Painel de Empreendedorismo e Inovação.

Sinto-me honrada em poder conhecer e participar de projetos com alguém tão criativa e voltada ao novo, uma jovem Secretária que tem tanto conteúdo e inovação em seu projeto.

Executiva News RD – Você é uma Secretária Executiva de uma geração voltada totalmente para a Tecnologia. Como você vê essa Secretária, sabendo que a profissão já passou por várias fases e mesmo assim se fortalece sempre?

Bianca Rosário – Como tudo o que está em movimento tende a evoluir, a profissão de Secretariado Executivo também evolui constantemente. E é aí onde a magia acontece.

Podemos até fazer uma analogia ao grande naturalista inglês, Charles Darwin, em sua Teoria da Evolução na década de 1800, na qual ele constatou que os organismos mais bem adaptados têm maiores chances de sobrevivência.

O mesmo acontece em meio a tantas mudanças no mercado tecnológico atualmente. É importante ressaltar que não estamos mais em uma Era de Mudanças, mas sim em uma Mudança de Era.

Hoje não falamos mais de mudança no processo operacional de uma empresa, por exemplo. Fala-se sobre mudanças estratégicas inovadoras, apoiadas totalmente na tecnologia da Inteligência Artificial.

Podemos citar como exemplo mudanças que já acontecem no presente: carros autônomos, robôs e computador Watson da IBM, todos substituindo já a mão de obra humana em vários sentidos. O futuro passou a ser presente.

Trazendo essa realidade para a nossa realidade, os profissionais vêm se reinventando em níveis de conhecimento e competência mais estratégicos, solucionando problemas de forma mais criativa e inovando em cada etapa do processo de trabalho, com o intuito de gerar maior valor agregado.

Uma vez que ele sai do foco operacional e entra no foco estratégico criativo e inovador, sendo um verdadeiro solucionador de problemas, ele se diferencia de um “profissional robô” para um “profissional humano imprescindível” na vida da organização.

Executiva News RD – Como se deu sua escolha pela profissão?

Bianca Rosário – Na realidade, na época, em 2009, eu não tinha conhecimento do curso de Secretariado Executivo em si. Estava no terceiro ano do colegial e não sabia qual curso de graduação escolher. Estava pensando em algo mais voltado para a área de Administração.

Foi quando uma prima minha comentou que tinha um curso de Administração voltado para a área de Secretariado Executivo. Eu me interessei e fui buscar mais informações sobre a grade curricular, e foi aí que me encantei só pelo fato de conhecer um pouco de tudo em apenas um curso de graduação.

Executiva News RD – O Manual da Secretária é conhecido por todos os profissionais de Secretariado no Brasil e você é a líder deste projeto. Como começou essa vontade de compartilhar conteúdo e informação?

Bianca Rosário – Tudo começou quando eu me apaixonei pela grade curricular do curso de Secretariado Executivo.

Eu sabia o que eu iria aprender durante três anos de faculdade, porém, eu não sabia como seria toda essa experiência na prática, dentro do mercado de trabalho.

Pesquisei sobre conteúdos que me proporcionassem uma visão mais real da profissão, mas não tive sucesso. Todas as informações que eu encontrava, além de bem escassas, eram desatualizadas.

Foi quando eu tive a ideia de criar o blog Manual da Secretária, uma forma de poder compartilhar um pouco das minhas experiências como Secretária Executiva na prática, e, ao mesmo tempo, proporcionar um meio para que outros profissionais pudessem fazer o mesmo.

Foi a partir daí, em 2011, que o blog se tornou um portal de conteúdo, troca de informações e experiências acerca da profissão de Secretariado Executivo.

Executiva News RD – Você foi a ganhadora do prêmio da CONASEC em 2015. Quais foram os principais benefícios para o seu projeto?

Bianca Rosário – Essa experiência foi realmente “remarkable“! Poder ganhar o Prêmio Profissional de Secretariado Executivo do Ano, através do voto popular, foi um sonho que se realizou e um dos melhores sentimentos que tive em toda a minha história.

O prêmio me proporcionou, principalmente, maior reconhecimento do meu trabalho, de tudo aquilo que eu vinha exercendo na prática, com muita dedicação, esforço e carinho pela profissão.

Reconhecimento não só por empreender o projeto, mas também por você se tornar uma das referências dentro do contexto em que você está inserido.

Executiva News RD – Em muitos dos seus projetos, artigos, posts e informações, você usa a palavra CRIATIVIDADE. Como é a Bianca Criativa no dia a dia?

Bianca Rosário – A “Bianca Criativa” – adorei a colocação! – se dá através de simples perguntas diárias. Desde para uma resposta a um e-mail, como para criação ou desenvolvimento de um projeto, atividade, etc.

Quando se fala em Criatividade, muitos já remetem a algo totalmente difícil (ou quase impossível), que só artistas possuem esse tipo de habilidade ou que é um dom que a pessoa já nasce com ela. E é aí que essas pessoas se enganam. Elas caem no Mito do Artista e do Dom, assim como eu caía quando eu não tinha conhecimento do que realmente significa ser criativo.

Foi quando eu conheci o curso online “Reaprendizagem Criativa” do Murilo Gun e me encantei por este mundo, que me proporcionou mergulhar em novas teorias, abordagens, visões e, o principal delas, novas práticas.

Desde então, eu busco sempre adotar uma perspectiva diferente de conhecimento, entendimento e consciência das coisas ao meu redor. Dos problemas e das respostas, principalmente.

Em outras palavras, eu busco nunca considerar a primeira resposta como certa, isto é, questionar todos os padrões, buscando melhoria contínua, mesmo quando algo já está bom. Fora isso, eu busco nunca julgar algo como “errado e certo” e sim “diferente”.

“Meter o nariz onde não é chamado” é uma ótima prática também, pois faz você sair da sua bolha e conhecer problemas novos e, consequentemente, pensar em soluções novas.

E é essa a magia da Criatividade. Criatividade do que resolver problemas de forma diferente. Não tem nada a ver com criar, mas, sim, combinar coisas. Como já diz o ditado: “Nada se cria, tudo se transforma”. E o que determinar o maior número de combinações será a amplitude do seu repertório de vida.

Então, quanto maior forem as suas experiências e conhecimentos, maior será o seu repertório, e maior será o número de combinações na hora de ter ideias para solucionar um problema.

Por que não tentar de uma maneira nova?! Por que não experimentar?!

E se…?!

Você já parou pra pensar…?!

Um outro segredo: você não terá nada a perder quando você se abre ao novo. =)

Executiva News RD – Fale um pouco sobre seu projeto “A Semana do Secretariado”, que é realizado na última semana do mês de setembro em comemoração ao dia do Profissional de Secretariado.

Bianca Rosário – A Semana do Secretariado nasceu com o principal objetivo de escalar barreiras e transformar mindsets, levando conhecimento e desenvolvimento de carreira para todos os profissionais, estudantes e interessados pela área secretarial.

A primeira edição do evento, que ocorreu em 2016, contou com mais de 8 mil inscritos de diversos países. Nesta segunda edição, o evento já conta com mais de 12 mil participantes, o que ganhou relevância por ser o primeiro evento online e gratuito da América Latina voltado para a área de Secretariado Executivo.

A programação contará com a participação dos principais especialistas sobre desenvolvimento humano e de carreira, comunicação, design thinking, criatividade, inovação, empreendedorismo, organização financeira, autoconhecimento, organização de escritório, produtividade, secretariado remoto, imagem e estilo, domínio da língua inglesa, entre muitos outros temas.

O evento serve para pessoas que buscam tanto uma recolocação no mercado de trabalho quanto uma ascensão profissional.

Em comemoração ao dia do Profissional de Secretariado Executivo, 30 de Setembro, a Semana do Secretariado será realizada nos dias 25 a 29 de setembro. Serão no total 15 palestras gratuitas e as inscrições são realizadas através do site do evento:

https://semanadosecretariado.com.br/

Executiva News RD – Como é para você empreender nesta área? Quais são suas maiores alegrias e dificuldades?

Bianca Rosário – Empreender é algo que flui naturalmente para mim, porque eu vivo disso.

Quando você começa a exercitar a mentalidade empreendedora, tudo vai ficando cada vez melhor e mais fácil. A prática é o segredo. E acredito que essa seja a alegria em poder empreender.

Quando você trabalha como autônomo ou lidera um projeto, é muito mais fácil empreender, porque você possui autonomia para isso. Autonomia para fazer um brainstorming, selecionar as melhores ideias, divergir e convergir como quiser. Empreender é “visionar” algo, é sonhar, imaginar, catalisar mudanças. E isso funciona perfeitamente bem quando se tem um sentimento de liberdade.

Já quando você não tem certa autonomia no que faz, fica difícil divergir em situações que requerem uma solução, e muito mais difícil quando você se sente pressionado pelo(s) chefe(s). E isso é normal também.

Neste caso, eu sugiro você começar a praticar empreender em projetos pessoais seus (ou voluntariamente em projetos de outras pessoas). Depois de um tempo, você estará familiarizado o bastante em “como empreender”, até se tornar algo natural, onde você consiga pôr em prática facilmente, com ou sem pressão das pessoas ao seu redor. E esse será o seu grande diferencial.

Executiva News RD – De Diretores a empresários, passando por profissionais da área do entretenimento, a Secretária está ali para auxiliar diversos profissionais. Como a Secretária Executiva Bianca se vê daqui há alguns anos nesta profissão tão diversificada?

Bianca Rosário – Vejo-me como uma Professora, ensinando, aprendendo e incluindo pessoas dentro dos melhores contextos em que elas gostariam de estar.

Executiva News RD – Qual o maior desafio que você já teve como Secretária?

Bianca Rosário – Lidar com vários tipos de personalidades, egos, carências e demandas em um mesmo espaço de tempo…

Acho que um dos maiores desafios que as Secretárias enfrentam frequentemente é a falta de autoridade de agenda (quando ela precisa estar sempre “apagando incêndios” para resolver problemas urgentes das pessoas e não consegue cumprir com a própria agenda, ocasionando muitas vezes uma baixa produtividade em suas tarefas importantes).

Fora isso, muitas vezes esse profissional sofre com um certo nível de falta de reconhecimento (ou até respeito). Muitas das vezes que você tenta ser um profissional cada vez mais competente e eficiente, isso se torna um rótulo como se fosse “Mais que a obrigação” e não mais um “Obrigado, você está se saindo cada vez melhor”.

Sem contar os erros, que eram considerados inadmissíveis. Qualquer atividade nova que realizamos sem mentoria, a possibilidade de errar é gigantesca. E errar é importante, pois faz parte do processo de aprendizagem. Em minha opinião, deve-se mudar a concepção de errar para algo “normal” ao invés de “anormal”.

Além disso, muitas vezes passamos por equipes que não reconhecem a Secretária como parte da equipe. Ao lidar com egos inflados, a probabilidade de considerarem uma Secretária Executiva como uma profissional à parte, que atua apenas no operacional, é grande. Então, antes de fazer parte de uma equipe, é importante saber como é o relacionamento e a cultural organizacional da empresa como um todo.

Executiva News RD – Nem todas as Secretárias têm a oportunidade de trabalhar em empresas estruturadas, que dão condições para essa profissional exercer todas as suas habilidades. Você acredita que as empresas, mesmo as de pequeno porte, precisam acreditar mais no potencial da Secretária?

Bianca Rosário – Sim!

Como eu disse na pergunta anterior, vejo que, mesmo em empresas estruturas ou não estruturadas, a falta de reconhecimento do potencial de uma Secretária Executiva é presente em algumas equipes. Muitas vezes, é presente em apenas algumas equipes, e não na empresa como um todo.

Eu acredito que essa falta de reconhecimento (podemos dizer até de confiança) esteja mais ligada à maturidade do negócio e da cultura organizacional em si do que ao nível de estruturação da empresa.

Já trabalhei em pequenas empresas que reconheciam o meu potencial e com equipes de grandes empresas que não tinham um mindset evoluído com relação à verdadeira função de uma Secretária Executiva.

Executiva News RD – Quais habilidades são indispensáveis para as Secretárias nos dias de hoje?

Bianca Rosário – Relacionamento Intrapessoal, Interpessoal e Criatividade.

Eu falo que essas são as três habilidades do presente (e principalmente do futuro), não só apenas para os profissionais da área, mas para qualquer outro tipo de profissional.

Pessoas que dão valor e se comprometem com essas três áreas de conhecimento se tornarão profissionais implacáveis e sempre disputados pelas organizações e se tornarão referências.

As pessoas devem estar se perguntando: “…mas por que essas habilidades em específico? Poderiam ser tantas outras…”.

Simplesmente pelo fato de essas três habilidades serem as únicas habilidades das quais um robô ou um software nunca poderão substituir qualquer mão de obra humana.

Explicando de forma básica, seria a necessidade de se autoconhecer para conseguir ter controle emocional e lidar com problemas, relacionar-se com pessoas, criando sempre novas maneiras de soluções.

Isso um robô nunca conseguirá fazer, porque é intrínseco do ser humano. Tudo o que é mecânico, operacional e que requer pensamento lógico, as máquinas sempre serão mil vezes melhores que nós.

Executiva News RD – O que a Bianca Rosário mais gosta de fazer em seus horários de lazer?

Bianca Rosário – Meu horário de lazer conta sempre com a companhia da Lola (minha filha de quatro patas), combinado a atividades ao ar livre (correr, andar de bicicleta, viajar…), Netflix (adoro assistir documentários e séries, desde que eu aprenda algo novo), e, é claro, livros de conteúdos diversos.

Executiva News RD – Você tem um projeto líder em visibilidade há algum tempo. Mesmo antes do Facebook, o seu projeto já estava aí. Como as redes sociais ajudaram no crescimento do seu projeto?

Bianca Rosário – A frequência e a relevância do conteúdo, com certeza, foram fatores essenciais para o resultado de hoje.

Não importa se você apenas compartilha conteúdos bacanas de outras referências. O que importa é como você está se relacionando com o seu público-alvo, como você está sendo referência para eles através dos seus próprios conteúdos.

É importante manter sempre.

Executiva News RD – Como você lida com o empreendedorismo?

Bianca Rosário – Para mim, empreendedorismo é igual à energia elétrica, Internet… A gente só sente falta quando acaba.

Ou seja, é natural, faz parte de mim. Sem isso, eu não prestaria para fazer ou pensar nada, hehe.

Executiva News RD – Qual é hoje o maior desafio do Manual da Secretária Executiva?

Bianca Rosário – O principal desafio é dar vazão a todas às demandas, no sentido de conseguir responder todos os e-mails, mensagens de redes sociais, coparticipar de projetos estudantis, entre outros.

Como, por enquanto, lido com toda a estruturação do projeto ao lado do meu marido, apenas, está sendo bastante desafiador conseguir dar foco na execução de todas as ideias e conseguir dar atenção às demandas do público em um mesmo espaço de tempo.

Antes, o desafio era lidar com os projetos em paralelo ao trabalho e, agora, posso considerar que o maior desafio é determinar um foco de atenção em meio a um turbilhão de pendências importantes.

Executiva News RD – O Secretariado parece hoje um local seguro por conta da crescente visibilidade, porém, ainda existem muitos profissionais procurando uma colocação. Qual sua visão sobre esse ponto de vista?

Bianca Rosário – Eu acredito que a crise existe, sim, que os desafios e as dificuldades existem, mas que também existem a falta de preparação, falta de conhecimento, falta de vontade de se reciclar profissionalmente e, principalmente, a vontade imensa de continuar na zona de conforto.

Eu acredito, principalmente, nas oportunidades que uma crise é capaz de proporcionar para as pessoas. Oportunidade no sentido de sair da zona de conforto, de se relacionar e se conectar com um novo mundo, na possibilidade de você se reinventar e mostrar seu valor e seu potencial que estava adormecido dentro de você.

Tudo isso faz você se preparar para as mudanças e, consequentemente, ter “sorte” para conseguir se recolocar ou galgar posições ainda melhores no mercado de trabalho.

Fazendo uma metáfora para relacionar o que quero dizer: o arco-íris só aparece após a tempestade.

Executiva News RD – Um profissional perfeito não existe, porém, muitos acreditam que algumas características para esse profissional poderiam ajudar, e muito, para este perfil. Cite-me, na sua visão, algumas dessas características.

Bianca Rosário – A graduação, em minha opinião, serve apenas como uma base de conteúdo necessário e especializado que você precisa ter para ingressar no mercado. Para você se diferenciar, você deverá buscar outras fontes de conteúdos mais generalistas em livros, cursos, eventos, treinamentos, entre outras, por conta própria.

As principais características, que carregam um grande valor agregado, seriam: Criatividade para resolução de problemas, Proatividade, Intraempreendedorismo, Estar atualizada com a tecnologia, Relacionamento Intrapessoal e Interpessoal.

P.S: Seja aquela pessoa que não se conforma com o básico, que queira buscar pela melhoria contínua e excelência sempre, em todos os sentidos.

Executiva News RD – Hoje é muito importante a troca entre profissionais da mesma área e profissionais de áreas diversas, fazendo assim um networking. Como você lida com essa questão?

Bianca Rosário – Eu acredito que é desta maneira que a nossa experiência se enriquece ainda mais… Quando conhecemos pessoas novas, histórias novas, conteúdos novos. Tudo isso nos complementa como pessoas e profissionais.

Quando você faz networking com vários tipos de pessoas, mesmo não sendo da sua área, isso cria uma conexão. Você sempre acaba deixando algo seu nela e ela em você. Isso é incrível.

O mais legal é que elas vão sempre se lembrar de você, principalmente em uma recolocação profissional, por exemplo. Ter contatos é como desbravar o mundo através delas, pois cada um carrega uma perspectiva diferente de vida e de mundo.

Existe um ditado que diz “Você é a média das cinco pessoas que mais convive”. Quando você conhece e passa a conviver com pessoas diferentes, você se diferencia. É como se fosse a Lei do Universo.

E é com essa visão que eu organizo vários encontros (presenciais e virtuais) com foco em networking, como o Sec Meetup, Conversas Paralelas e até a Semana do Secretariado.

Executiva News RD – Como você aplica sua experiência como Secretária no seu trabalho hoje?

Bianca Rosário – A experiência como Estagiária e Secretária Executiva em multinacionais, empresas nacionais de grande/pequeno porte e startup, proporcionou-me um conhecimento valioso em termos de saber o que funciona e o que não em cada contexto, dentro de minha expertise, é claro.

Hoje, a minha missão é empreender o meu projeto, servindo apenas como meio para empoderar pessoas.

E, sem toda essa experiência, eu não conseguiria ter disciplina, organizar minhas ideias e tarefas, saber medir a minha produtividade, ter conhecimento de como funciona o mercado, entender os diferentes modelos de negócio e compreender o real valor de um(a) Secretário(a) dentro de qualquer um desses processos.

Executiva News RD – Por favor, deixe sua mensagem.

Bianca Rosário – Gostaria de finalizar com algumas perguntas para reflexão…

Você já parou pra pensar que nossas crenças se transformam em pensamentos, nossos pensamentos se transformam em palavras, nossas palavras se transformam em ações, que, em repetição, tornam-se hábitos, e os hábitos se transformam em nossos valores e são os nossos valores que moldam o nosso destino?!

Não é possível transformar algo mantendo a mesmice das coisas.

Assim como não é possível construir uma carreira de sucesso ficando na sua zona de conforto.

Segundo Lao Tsé, “Uma jornada de mil quilômetros começa com apenas um passo”.

Quando você vai dar o primeiro passo?

 

Agradecimento a Bianca Rosário por esta entrevista incrível.

Equipe – Executiva News

Texto: Executiva News Revista Digital – 17ª edição – Link: http://bit.ly/2jkW7Zi

Site: Executiva News Revista Digital – Link: http://executivanewsrevistadigital.com/

 

Veja nossa edição completa, clique na imagem.

 

 

(Visited 86 times, 1 visits today)
%d blogueiros gostam disto: