Decoração | Tecidos e Paredes | Executiva News | Artigo

Paredes, elas estão lá, na maioria das vezes branquinhas e lisinhas, prontas – esperando por um algo a mais.

Quem não tem uma parede lá no cantinho, no corredor, no quarto ou no seu home office, como uma folha em branco?

Hoje existe uma variação enorme de materiais para se aplicar em paredes. Você vai pensar que será muito trabalhoso e caro transformar sua parede, mas uma novidade que chegou com tudo são os TECIDOS: eles estão em alta, com tecnologia e estampas incríveis, com réplicas de outros revestimentos (alguns em 3D) que dão modernidade e movimento, muito utilizados em áreas comerciais, corredores e halls.

Existe uma linha de tecidos que é própria para paredes. Eles já vêm impermeabilizados, são anti-manchas e anti-mofo – características importantes. Se aplicar um tecido em suas paredes sem essas tecnologias, você não terá durabilidade: os tecidos comuns podem mofar e manchar. Com tantas vantagens, a única dúvida é qual estampa utilizar; são tantas que vai bater aquela dúvida na hora da escolha.

Pense bem e comece definindo qual será o ambiente.

Se a resposta for quarto, você precisa pensar em detalhes como a roupa de cama, cortinas, etc. Não indico florais em cores para paredes de quartos, só se forem em tons neutros, para não brigarem com eventuais roupas de cama florais, pois você sentirá dificuldade em harmonizar estampas.

Um corredor, um hall, pode ser um ambiente bem colorido, sim. Tendo a iluminação certa, as cores trazem alegria e descontração.

Se o ambiente é um lugar formal, escolha estampas abstratas e em tons neutros.

As listras são muito bem-vindas, adaptando-se muito bem em qualquer ambiente, nos quartos, corredores, salas e home office. Elas dão às paredes a capacidade de definir o centro de interesse do ambiente. Quando usadas na vertical, deixam o local aparentemente mais alto e estreito, ideal para ambientes com pé-direito baixo. Listras estão sendo também usadas na horizontal dando a sensação que o ambiente é mais amplo. Os fabricantes desses tecidos de paredes disponibilizam vídeos na Internet de como aplicar. Sim, são simples, mas, se você não tem muitas habilidades, contrate um profissional – a mão-de-obra desse serviço mais o tecido, acredite, é muito mais em conta do que o papel de parede com as mesmas qualificações, e o resultado é maravilhoso.

A parede não precisa ser preparada para receber o tecido, mas já tem que ter sido emassada, lixada e ter recebido pelo menos uma mão de seladora para tirar a poeira da massa. Sendo uma parede com pintura antiga, não tem problema. Você precisa seguir essas regrinhas. Se o tecido que for ser instalado tiver cores de fundo claras, não poderá ser aplicado sobre cores escuras.

Os tecidos respiram pelas tramas e, com isso, não formam bolhas de ar como os papéis de parede. Uma parede revestida de tecido ganha uma textura muito particular e é uma opção que deve ser estudada.

A instalação é feita com cola branca sem cheiro e rápida. Em algumas horas você terá um ambiente renovado.

Lojas que vendem tecidos de forração estão com toda a coleção desses tecidos. Com preços atrativos e resultados surpreendentes, os tecidos estão ganhando o gosto principalmente dos profissionais da área, que estão apostando na novidade em seus projetos.

E, se você pensa que acabou, os tecidos estão sendo instalados em lavabos, que ficam luxuosos, descaracterizando aquele conceito frio desses ambientes. Não aconselho em banheiros, por conta do vapor do chuveiro. As cozinhas também estão ganhando esse toque especial e mudando o conceito de obra e reforma. Os tecidos podem ser instalados diretamente nos azulejos, dando trabalho de nivelar o rejunte para que a superfície fique toda por igual. Gosto dessa transformação; o planeta não comporta mais entulho. Pense, toda obra tem entulho, e para onde vai?? Temos que criar soluções. Hoje existe essa preocupação. Todas essas tecnologias têm, sim, uma preocupação a mais do que decorar. Unindo todos esses atributos, vamos pensar em nossos cantinhos com consciência e eficiência.

Com essa técnica de aplicação de tecido em paredes, você pode transformar mais que uma parede, estamos mudando um conceito de reforma. Não posso deixar de mencionar a facilidade de remoção – quem já precisou tirar papel de parede sabe do que estou falando. Suas paredes nunca mais serão as mesmas.

 

Fabiana Santana

Design de Interiores

Facebook: Decorar Sim

Instagram: fabianasantana_designambientes

Cel.: (21) 9-9875-4895

E-mail: fabisantana81@hotmail.com

 

home office
%d blogueiros gostam disto: