Cortinas ou persianas??? | Decoração | Artigo

Cortinas ou persianas???

Quando chega nesta parte do projeto, não tem como não pintar aquela dúvida.

O que devo colocar na sala? E no quarto? Na cozinha usa?

Cortinas e persianas são itens que valorizam e são essenciais nos ambientes, responsáveis pelo conforto e glamour e acabam dando um toque final à decoração. Além do efeito estético, elas impedem a entrada excessiva de luz e poeira e reforçam a privacidade de cada ambiente. Porém, escolher o modelo ideal muitas vezes é um grande problema, e uma escolha errada pode acabar com sua decoração e tornar seu ambiente desconfortável.

Existem alguns pontos positivos e negativos com relação aos dois produtos. Para que você não fique com dúvidas na hora da comprar, aqui vão algumas dicas para auxiliar na sua escolha:

Persianas:

Preferencial para pessoas alérgicas. O acúmulo de poeira é retirado com facilidade com um aspirador de pó e um pano semiúmido.

Existem modelos em PVC lisos ou texturados que estão em alta com arabescos desenhos similares aos de papel de parede. É diferente do tecido, onde o pó fica completamente escondido. O lado negativo é que, se for instalado em um local com grande corrente de ar, faz muito barulho e pode gerar incômodo, sendo necessária a manutenção de alguns modelos.

Cortinas:

Excelente estética. Possibilita diversas configurações de costura, barras, pregas, trilhos, varões, etc. A cada dia, surgem novidades e variações de acabamentos. O efeito no ambiente é particular e exclusivo. Não é muito recomendado para pessoas alérgicas, devido ao acúmulo de pó, exceto se for feita limpeza periodicamente, o que pode dar um pouco de trabalho e despesa com lavanderia.

Para as cortinas também existem regrinhas de tamanhos. Meça a largura da janela (2m, por exemplo) e multiplique por dois: 2m x 2m = 4m. Então, tire a medida da altura (digamos que o pé-direito tenha 2,60m) e some 60cm, medida suficiente para a confecção da barra e do cabeçote: 2,60m + 0,60m = 3,20m. Por fim, multiplique os resultados: 4m x 3,20m = 12,80m. A fórmula vale para um tecido com 1,40m de largura. Caso ele tenha 3m de largura, poderá ser usado na horizontal, o que dispensa emendas. A metragem necessária, nesse caso, cai pela metade.

Se o ambiente tiver mais de uma cortina, recomenda-se padronizar. Se uma delas fica acima de um móvel, por exemplo, pode-se escolher um modelo romano, mais curto, e usar cortinas longas nas demais. O resultado será mais harmônico do que se forem todas do mesmo tecido.

Aplicação nos ambientes:

Sala de estar – normalmente, são usadas cortinas de tecido mais leves e transparentes, como o crepe, microfibra, voile, cambraia ou seda. As persianas de madeira ou rolos conferem um ar mais moderno.

Varanda com fechamento – preferencialmente uma cortina rolos de tela solar. Pode ser um material apropriado e tecnicamente elaborado. Esse tipo reduz a incidência de luz direta e proporciona mais privacidade durante o dia.

Dormitórios – são indicados persianas, cortina rolos ou cortinas de tecido blecaute, pois traz um ar intimista e aconchegante para o ambiente. Uma dica é mesclar o tecido blecaute com o voile; assim, você poderá deixar o quarto claro ou escuro, dependendo da necessidade. Existem blecautes de tecidos que são esteticamente mais bonitos ou PVC que são pesados e não mais usuais.

Home-office – persianas, cortinas rolos, painéis ou até mesmo a cortina romana.

Home theater – Cortinas de tecidos mais pesados e escuros para controlar a luminosidade, como veludos, sarjas, linho, etc. Mas já existem modelos de persianas que bloqueiam por inteiro a luminosidade.

O ideal é analisar o perfil do proprietário para se fazer escolhas e atender às necessidades. O mercado oferece várias qualidades desses produtos com grande variação também nos preços.

Fora a possibilidade, no caso das cortinas, de comprar o tecido e mandar fazer ou, para quem tem habilidades, fazer por conta própria. Persianas também existem em tamanhos padrões para compra em grandes lojas. São produtos duráveis que valem a pena o investimento. Portanto, tendo feito sua escolha, procure um bom fornecedor e tenha suas janelas e portas bem decoradas.

Fabiana Santana-Design de Interiores

Facebook: Decorar Sim

Instagram:

fabianasantana_designambientes

Cel.: (21) 9-9875-4895

E-mail: fabisantana81@hotmail.com

Revista Digital: http://executivanewsrevistadigital.com/

 

%d blogueiros gostam disto: