Como introduzir 5S na sua vida pessoal e profissional | Secretariado Executivo | Executiva News Revista Digital

Como introduzir 5S na sua vida pessoal e profissional | Secretariado Executivo

O conceito de 5S, conhecido como uma filosofia japonesa com princípios educacionais passadas de pais para filhos, é muito utilizado nos programas de qualidade nas empresas. Porém, pode e deve ser aplicado na vida pessoal. Funciona muito bem se segui-lo passo a passo. São conceitos japoneses que muito nos ensinam e mudam nossa visão para termos um aproveitamento melhor do tempo e das escolhas que fazemos.

Conceitos e definições do 5S:

Em japonês, é conhecido como: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke. Aqui no Brasil também chamamos de 5S, porém, são chamados assim:

Seiri = Senso de utilização;

Seiton = Senso de ordenação;

Seiso = Senso de limpeza;

Seiketsu = Senso de asseio/saúde;

Shitsuke = Senso de disciplina.

O 5S foi criado com o objetivo de facilitar o trabalho e gerar maior produtividade, ganhando mais tempo e agilidade nos processos.

Separar o que é ou não necessário e eliminar os excessos, evitar desperdícios, reduzir custos, além de organizar e manter limpo e arrumado, o que foi descartado pode ser jogado no lixo, vendido ou ser separado para doação – isso se deve fazer com objetos, roupas, livros e tudo que não formos utilizar mais.

Definir um local adequado para cada objeto, manter cada objeto em seu lugar, evitando bagunças. Evite misturar objetos que não são dos mesmos gêneros. Exemplos: comidas com livros, roupas com ferramentas, remédios com produtos de limpeza. E, para facilitar, identifique-os com etiquetas, colocando nomes ou datas conforme a necessidade.

Evite sujar o ambiente de trabalho e descarte adequadamente os resíduos. Se sujou, limpe: isso torna o ambiente mais agradável e seguro.

Além de praticar os 3 primeiros “S”, o 4º “S” também é muito importante, que é cuidar da saúde do corpo e da mente. A prática de esportes é muito importante para a saúde: os esportes são necessários para se obter uma vida longa e saudável. Mantenha o ambiente de trabalho e a casa limpos e organizados, evite vícios que sejam prejudiciais à saúde e cultive a harmonia com família, amigos e vizinhos.

Se praticar todas essas dicas, irá elevar sua autoestima e prevenir doenças futuras.

Ter disciplina é fundamental para o bom andamento de tudo que você for realizar na sua vida. Respeite regras e horários, respeite o próximo, mesmo se não estiverem de acordo – respeitar o próximo é respeitar a si mesmo – e tenha valores éticos e morais.

Construa relacionamentos e seja mais feliz!!!

Um grande abraço e boa leitura!!!

Keli Pereira dos Anjos

Formada em Secretariado Executivo Bilíngue

Registro Profissional na SRTE sob nº 39216/SP

Pós-graduada em Docência do Ensino Superior

35 anos, mãe, casada

Cel.: (11) 9-6703-8424

E-mail: kelipereira1982@yahoo.com.br

 

%d blogueiros gostam disto: