Caprichando na Cozinha | Gastronomia | Executiva News | Secretariado | Executiva News Revista Digital

Caprichando na Cozinha | Gastronomia | Executiva News | Secretariado

Vamos falar de azeite e azeitonas!? Dois produtos muito consumidos no Mediterrâneo, mas que hoje em dia já estão presentes na maioria das cozinhas do Brasil e do mundo.

O azeite é um óleo produzido a partir da azeitona, o fruto das oliveiras. Além dos inúmeros benefícios à saúde, como ajudar a reduzir o LDL (mau colesterol) do organismo, o azeite também é um símbolo religioso (na Bíblia representa o Espírito Santo). Na cozinha, pode ser utilizado para temperar saladas, para frituras, para refogar temperos e até mesmo para produzir doces. Já a azeitona é utilizada para acrescentar sabor às produções salgadas. É muito comum encontrá-las em tortas, pizzas, empadas, entre outros.

Conservação das azeitonas

Geralmente compramos as azeitonas em conserva, mas nem sempre utilizamos tudo que foi comprado, e acabam estragando, não é mesmo?! Se esse for o caso das azeitonas na sua cozinha, siga essa dica simples e prática de conservação e você não terá mais que jogar fora as que sobrarem.

Em um vidro com tampa, coloque água filtrada, uma pitada de sal e duas a três gotas de azeite, misture bem e conserve as azeitonas que sobraram nessa mistura. Elas ficarão frescas por até três meses na geladeira.

Azeite caseiro

Fure algumas azeitonas com a ajuda de um garfo (pode ser um mix ou apenas as pretas, que são mais fortes, portanto darão sabor mais acentuado ao azeite), coloque óleo até cobrir e acrescente um dente de alho amassado. Conserve em um vidro com tampa na geladeira por uma semana. Dessa forma, o óleo terá um sabor de azeite e poderá ser utilizado como tempero.

Azeite de ervas

Para 200 ml de azeite, utilize 1 maço de manjericão ou outra erva fresca de sua preferência (uma dica muito saborosa é misturar algumas ervas de diferentes tipos). Aqueça um pouco o azeite, coloque as folhas das ervas e bata no liquidificador. Guarde essa mistura por 12 horas. Após esse período, pode-se coar se desejar. Conserve em geladeira por até 15 dias. Pode ser utilizado em diversos preparos, principalmente como tempero.

 

Raquel Bertacco

Facebook: Quel Bertacco Doces

Instagram: Raquel Bertacco

E-mail: raquel.bertacco@gmail.com

Cel.: (11) 9-7244-3007

 

Veja todo o conteúdo da Revista Executiva News Aqui
Visite nosso site Aqui

 

%d blogueiros gostam disto: